A Zara soube se posicionar e está indo longe 🛍

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A Zara soube se posicionar e está indo longe 🛍

Redação
Redação
29 novembro 2022Última atualização: 29 novembro 2022

Zara = Starbucks. Você sabe que vai encontrá-la em vários lugares ao redor do mundo e será aquele “rosto” conhecido onde quer que esteja.

Seja para comprar uma peça básica que nunca sai de moda ou a jaqueta do momento, a Zara é a queridinha de muita gente, e já esteve entre as marcas de moda mais buscadas na internet.🌎 A rede é mundialmente conhecida e tem mais 2.200 lojas em 88 países.Mesmo sem grandes ações de publicidade e campanhas promocionais, ela tem se destacado pela estratégia de posicionamento adotado.

Mas, antes, onde a Zara está inserida?

Ao lado da concorrente H&M, a marca foi a primeira a explorar o segmento de “fast fashion”, que se popularizou nos anos 90.
  • Basicamente, é um modelo de negócios de varejistas que replicam tendências da moda, mas fazendo a produção em massa e com baixo custo.
  • Fast fashion é um modelo de negócio de varejistas que replicam tendências de moda, com uma produção em massa, de baixo custo e muito rápida.
Para aproveitar o que está em alta nas passarelas, essas marcas fazem ciclos de design, fabricação e distribuição bem mais curtos que as marcas tradicionais — de meses para semanas.Ao adotar uma logística just-in-time e abrir lojas imensas nas maiores cidades do mundo, essas marcas oferecem roupas baratas e da moda, com uma variedade grande de opções. O esquema abaixo explica a dinâmica:

Império espanhol 🛍️

A Inditex, conglomerado espanhol que controla a Zara e outras sete marcas, teve uma receita total de cerca de € 15 bilhões no 1° semestre deste ano — 24% a mais em relação ao mesmo período de 2021.
  • No ano passado, a Inditex faturou quase € 30 bilhões. A marca Zara, incluindo a Zara Home, representou mais de 70% desse total.
Esses números fazem da empresa a segunda maior do mundo no setor, atrás apenas da chinesa Shein:

Polêmica

Se de um lado o mercado só cresce, do outro, há muitas críticas acerca de algumas práticas dessas empresas. As duas principais:♻️ Sustentabilidade: As roupas fast fashion têm um ciclo de vida menor — podendo durar apenas 10 usos. Sem contar que o processo produtivo gera desperdício de tecidos, emissão de CO2 e poluição de águas.👷 Trabalhos escravos. As marcas são acusadas de usar mão-de-obra em condições insalubres para reduzir os custos, o que levanta preocupações acerca de direitos humanos.

Falando em crescimento…

A transformação digital da Zara teve um papel importante para que o processo de compra fosse mais conveniente para o cliente.
  • É possível escanear o produto com o celular e ver a disponibilidade, em qual loja encontrar e, até mesmo, fazer o pedido pelo próprio app.
Pensando nisso, a projeção é que as vendas online ultrapassem 30% das vendas totais da marca até 2024.

E o que mais ela tem feito?

Apesar da Zara ser uma loja de departamento, ela se posiciona quase como uma marca de luxo, e isso faz toda a diferença na forma como os clientes enxergam seus produtos.📍 As lojas da rede não costumam estar próximas a lojas populares. Geralmente, estão em grandes shoppings e pontosonde existe um público de maior poder aquisitivo.Desde as coleções, até as poses das modelos nos ensaios fotográficos, muito do que a Zara faz se parece com o que é feito pelas grifes famosas.Essa estratégia valoriza a marca e faz com que ela se posicione de for mais chique e exclusiva
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