A livraria de 137 anos que não se rendeu à Amazon 📚
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A livraria de 137 anos que não se rendeu à Amazon 📚
New York City, USA - July 28, 2018: Barnes & Noble, famous bookstore store, in Fifth Avenue (5th Avenue) in Manhattan in New York City, USA
Uma empresa é como um livro: tem capítulos tensos, preocupantes e também animadores. Porém, cabe ao escritor escolher dar um bom desfecho à história.
A Barnes & Noble daria um livro interessante para vários empreendedores — na verdade, ela é feita de livros.- Se você ainda não pegou, a Barnes é uma livraria varejista — uma das maiores dos EUA.
Ainda existem livrarias físicas?
Se o inverno das startups está obrigando as big techs a demitirem milhares de funcionários, a Barnes & Noble está indo em sentido contrário — após transformar seu modelo de negócio.- Ela foi fundada em 1886 e, como toda boa livraria, fazia o que sabia de melhor: vender livros. Porém, com o avanço do mundo digital, foi muito prejudicada.
Boas lideranças fazem diferença
Em meio a um caminho sem saída, a livraria contratou um novo CEO — James Daunt. Ele fez o trabalho de um bom autor que deseja dar um grande final à história:- Acabou com os descontos nas lojas. Na visão de Daunt, esse tipo de promoção desvaloriza os produtos.
- Negou incentivos feitos pelas editoras, para vender livros que elas indicassem.
E vai além disso 🇺🇸
O novo CEO também procurou capacitar os gerentes das lojas para selecionarem suas prateleiras com base nos gostos locais.- Com isso, cada loja tinha mais autonomia para se adaptar de acordo com os compradores de cada região.
Isso faz toda a diferença…
Ser um grande fã e consumidor do que você vende. James fez tanto sucesso na Barnes porque ama livros e, por isso, entende o que os clientes esperam.Em tempos de Amazon, comprar um best-seller pela internet pode até ser mais conveniente e prático.Porém, os compradores da B&N não iam lá apenas em busca de livros. Mas, sim, para fazer parte de uma comunidade.- A experiência de ir a uma rede que tenha um ambiente bacana, tocar nos produtos e receber recomendações, torna o hábito de leitura especial do começo ao fim.
Aulas y aulas 💛
As livrarias que sobreviveram souberam criar um time de funcionários apaixonados pela leitura. Assim, criaram uma identidade para as lojas, que o ambiente online não consegue oferecer.No fim das contas, o que o CEO fez foi atender aos desejos de quem, assim com ele, é fã do produto.Redação
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