Tarifaço de Trump ameaça 180 mil empregos no setor de madeira
ECONOMIA
Tarifaço de Trump ameaça 180 mil empregos no setor de madeira

As tarifas de 50% impostas pelos EUA às exportações brasileiras começaram a mostrar seus primeiros efeitos — e o setor de madeira processada é um dos mais atingidos.
Responsável por enviar US$ 1,6 bilhão em produtos aos EUA no ano passado, a indústria depende fortemente do mercado norte-americano, que consome cerca de metade de toda a produção nacional.
O problema é que os contratos são altamente personalizados, sem alternativa imediata de redirecionamento. Para se ter uma ideia, a Millpar, segunda maior empresa do setor no Brasil, já colocou 65% de seus trabalhadores em férias coletivas por tempo indeterminado.
Segundo a associação do setor, 180 mil empregos diretos estão em xeque, principalmente nos estados da região sul do país.
Mesmo sem completar um mês desde que entrou em vigor, o tarifaço já demonstra ameaçar não somente empresas, mas empregos e a sobrevivência de cadeias produtivas inteiras no Brasil.

Redação
trends
4
5
waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se







