A ascensão das companhias aéreas low cost ✈️

BIZNESS

A ascensão das companhias aéreas low cost ✈️

Redação
Redação
26 setembro 2023Última atualização: 26 setembro 2023
Low cost. Para os viajantes mais assíduos, esse termo talvez já faça parte do vocabulário. De uns tempos pra cá, essas cias aéreas estão decolando em grande estilo.Como o próprio nome sugere, as companhias aéreas low cost são empresas que oferecem voos a preços mais baixos em comparação às tradicionais empresas do setor, sendo uma alternativa para viajantes que buscam economizar.

Por que são mais baratas?

🧻 Operações enxutas. Muitas dessas companhias operam com uma frota padronizada — apenas um modelo de aeronave — o que reduz os custos de manutenção e treinamento.💺 Aperta que cabe. Os bancos costumam ser mais apertados e não-inclináveis, e não há classe executiva. Com isso, chega a ser possível ter até 20% mais passageiros do que em aviões de mesmo modelo.🧑‍✈️ Menos serviços a bordo. Ao eliminar ou cobrar separadamente por serviços como refeições, entretenimento e bagagem despachada, elas conseguem reduzir seus custos operacionais.🛫 Aeroportos secundários. Muitas vezes, essas companhias optam por operar em aeroportos menores ou secundários, onde as taxas aeroportuárias tendem a ser mais baixas. Além disso, os voos são em um mesmo continente.🎯 Vendas diretas. Ao vender passagens diretamente ao consumidor, sem intermediários, elas economizam em comissões e outros custos associados.Esses são algumas das principais razões pelas quais as cias aéreas low cost conseguem oferecer preços menores, que atraem cada vez mais viajantes. O que mostra isso é o crescente market share dessas empresas:Esse modelo de negócio foi desenvolvido nos anos 1970, pela Pacific Southwest Airlines, que operava voos domésticos nos EUA.No final da década de 1990, algumas cias europeias adotaram o modelo. No velho continente, ganharam muita popularidade, com players como Ryanair e EasyJet. Nos anos 2000, o modelo chegou à Ásia, onde estão muitas das melhores empresas do mundo no setor.

É sobre proposta de valor 💸

No fim das contas, tem tudo a ver com isso. Essas companhias são focadas no custo, em manter seus gastos baixos para poderem cobrar mais barato. Além disso, apostam muito em melhorar a eficiência operacional, através de estratégias como:
  • (i) Reduzir tempo entre um voo e outro;
  • (ii) Focar em voos mais curtos;
  • (iii) Operar com times mais enxutos; e
  • (iv) Ter aviões mais novos para otimizar o uso de combustível e reduzir as despesas com manutenção.
No fim das contas, tudo que vai além de levar os passageiros do ponto A ao ponto B é deixado de lado.A proposta de valor é diferente do que as empresas tradicionais do setor oferecem. Tanto é que, há cerca de duas décadas, a Lufthanza adquiriu a low cost Eurowings para também atuar nesse tipo de voo.Se parar pra pensar, é melhor trazer a inovação para dentro do que correr o risco do modelo se tornar uma ameaça para o que seu negócio tradicionalmente sempre fez.🌹 Por outro lado… Essas empresas também enfrentam vários desafios, como volatilidade dos preços do combustível, manter a qualidade do serviço, recursos humanos limitados, rede de rotas menor e outros. Não vai achando que é tudo um mar de rosas…

E no Brasil? 🇧🇷

Historicamente, as companhias aéreas low cost não dão certo no Brasil. Isso pode ser explicado pelo fato de que outros mercados, como o europeu, tem muito menos regulações do que o brasileiro, além de impostos menores e legislação trabalhista mais flexível.No meio do ano passado, a colombiana Viva se tornou a primeira empresa ultra low cost a operar no Brasil. Mas… Logo no início deste ano, suspendeu todas as operações, alegando problemas financeiros.Recentemente, surgiram outras duas: A dominicana Arajet e a britânica Virgin Atlantic, ambas oferecendo uma rota internacional entre SP e seu país de origem. Será que dessa vez vai dar certo?

Quem vale mais, Booking ou Airbnb? 🏨

Quem escolheu a primeira opção acertou. Com um valor de mercado de mais de US$ 100 bilhões, o Booking — site de reserva de acomodações — é a empresa de turismo online mais valiosa do mundo.
Redação

Redação

Emoji de dedo apontando para a telaseu feedback importa!

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

1/2 - O que achou do post?

  • Ruim
  • Ótimo
Waffle

waffle | criando marcas que você gosta de consumir

junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve

inscreva-se
terça e quinta, às 05:15

seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.

inscreva-se
toda quinta às 11:11

um one-on-one com uma curadoria de conteúdos sobre carreira

inscreva-se
toda segunda, às 18:18

para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos

inscreva-se
sempre às 06:06 manhã