TDAH: O que é (e o que não é)

BIG STORY

TDAH: O que é (e o que não é)

Redação
Redação
23 dezembro 2024Última atualização: 20 dezembro 2024

(Imagem: Axios)

Todo mundo já ouviu o famoso: “esse daí vive distraído, deve ter TDAH”. Bem, como newsletter de saúde, é nosso dever informar:

Distrações eventuais e TDAH são dois conceitos diferentes. Enquanto um acontece com qualquer um, o outro se trata de uma condição (bem) mais complexa.

O que é TDAH

🩺 O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade é um distúrbio neurodesenvolvimental caracterizado por padrões persistentes de desatenção, hiperatividade e impulsividade.

Essas manifestações podem variar em intensidade e ocasionar prejuízos significativos nas esferas acadêmicas, profissionais e sociais.

Segundo a OMS, a doença tem origem multifatorial, envolvendo bases genéticas e alterações neurológicas. O tratamento pode variar, mas geralmente combina uma intervenção psicoterapêutica e determinados medicamentos.

In numbers…

Em um período de 20 anos, estima-se que a prevalência da doença tenha saltado de 6,1% para 10,2%. Em termos absolutos pode parecer pouco, mas isso representa um aumento de quase 70% no número de casos.

Mas o que está por trás desse aumento? Não se sabe ao certo, mas uma das hipóteses mais aceitas diz que, com uma conscientização maior, mais indivíduos passaram a buscar ajuda especializada. Assim, mais diagnósticos foram feitos.

O que TDAH (não) é

O TDAH não é preguiça, desinteresse ou falta de disciplina. Também não é apenas uma fase, característica de personalidade ou "modismo".

Além disso, não deve ser confundido com ansiedade, depressão ou agitação ocasional. Afinal, esse tipo de comportamento é comum a todos em determinados momentos.

Portanto, se você (ou alguém do seu convívio) se identificou com alguns dos sintomas descritos no texto, é fundamental procurar um profissional de saúde especializado.

Redação

Redação

Emoji de dedo apontando para a telaseu feedback importa!

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

1/2 - O que achou do post?

  • Ruim
  • Ótimo
Waffle

waffle | criando marcas que você gosta de consumir

junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve

inscreva-se
terça e quinta, às 05:15

seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.

inscreva-se
toda quinta às 11:11

um one-on-one com uma curadoria de conteúdos sobre carreira

inscreva-se
toda segunda, às 18:18

para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos

inscreva-se
sempre às 06:06 manhã