
O escândalo do sangue infectado
SAÚDE
O escândalo do sangue infectado


(Imagem: the independent | Reprodução)
Uma vergonha para o sistema de saúde britânico. O escândalo do sangue infectado é considerado o pior desastre da história do NHS (equivalente ao “SUS” no Reino Unido).
O que aconteceu? Aproximadamente 30 mil pessoas receberam produtos sanguíneos contaminados ao longo de duas décadas, o que resultou em mais de 3 mil mortes.
A investigação
A investigação Langstaff — que durou mais de seis anos — revelou uma série de falhas catastróficas envolvendo médicos, governos, serviços de sangue e pesquisadores.
Dentre os principais “culpados”, está Arthur Bloom, médico que foi figura central na adoção de produtos sanguíneos comerciais infectados com hepatite C e HIV.
Em outras palavras: Os pacientes faziam transfusões sanguíneas “de rotina”, mas depois do procedimento contraíam infecções severas — dentre elas o vírus do HIV.
Enquanto outros países respondiam rapidamente às preocupações, Bloom insistiu que o Reino Unido continuasse a importar a mercadoria inadequada, vinda dos Estados Unidos.
Um “abuso de poder”
Por fim, a história foi interpretada como um caso de abuso de poder, no qual gestores e profissionais de saúde negligenciaram a segurança e bem-estar dos pacientes.
Agora, milhares de pessoas buscam justiça pela própria vida ou de familiares, que tiveram a própria vida arruinada pela tragédia.

Redação
trends






waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se