Só se fala disso — lá fora e aqui

MUNDO

Só se fala disso — lá fora e aqui

Redação
Redação
17 março 2022Última atualização: 17 março 2022
Taxa de juros, taxa de juros, taxa de juros. Ontem foi, literalmente, uma Super Quarta — como os economistas gostam de falar. Os bancos centrais dos EUA e do Brasil comunicaram, ontem, o aumento da taxa de juros nos dois países.

Antes de mais nada… Por que isso importa? 🤷‍♂️🤷‍♀️

Se você acha que qualquer decisão econômica não te diz respeito, temos uma notícia ruim — acorda, porque você vive a economia diariamente.
  • As taxas de juros são usadas para combater a inflação. Quando ela sobe muito e você começa a senti-la a cada ida ao supermercado, os governos se voltam para apertar o botão de “STOP!”. A meta é esfriar a economia. ❄️
Como isso acontece? Com juros mais altos, as pessoas e empresas tomam menos crédito, gastam menos, a circulação de dinheiro diminui e a situação se controla — essa é, pelo menos, a teoria.
  • Exemplos… Queria comprar uma casa financiada? Parcelar a fatura do cartão de crédito? Pegar dinheiro emprestado para pagar a faculdade? Tudo fica mais caro.
Além dos casos pessoais, empreendedores que têm uma super ideia e buscariam um empréstimo para financiá-la, agora vão pensar duas vezes: 1) se der errado, o prejuízo será maior e 2) caso já se tenha o dinheiro, é melhor aplicá-lo do que correr riscos.O último é, inclusive, outro ponto importante. Com a poupança e outros investimentos simples mais rentáveis, as pessoas tendem a poupar mais.

Os números…

🇺🇸 Nos EUA, a taxa de juros aumentou 0,25%, para um intervalo entre 0,25% e 0,5% — parece pouco, mas a relevância foi enorme. Esse foi o primeiro aumento desde 2018.🇧🇷 Enquanto isso, por aqui, o Banco Central elevou a Selic em 1 ponto percentual, a 11,75% ao ano. O mercado já esperava e, inclusive, está certo de que mais está por vir.
Redação

Redação

Emoji de dedo apontando para a telaseu feedback importa!

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

1/2 - O que achou do post?

  • Ruim
  • Ótimo
Waffle

waffle | criando marcas que você gosta de consumir

junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve

inscreva-se
terça e quinta, às 05:15

seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.

inscreva-se
toda quinta às 11:11

um one-on-one com uma curadoria de conteúdos sobre carreira

inscreva-se
segunda, a cada 15 dias

para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos

inscreva-se
sempre às 06:06 manhã