
O México foi às urnas — mas não pelo motivo que está pensando
MUNDO
O México foi às urnas — mas não pelo motivo que está pensando


(Imagem: Getty Images)
Imagine sair de casa para ir votar no futuro… juiz? Parece estranho, mas foi exatamente isso o que aconteceu ontem no México.
Pela primeira vez na história do mundo, os juízes da Suprema Corte e de todo o Judiciário mexicano foram eleitos por voto direto da população.
Ao todo, foram escolhidos mais de 2.600 magistrados federais e locais entre 7.700 candidatos. Para concorrer, bastava ter licença para advogar, nota 8 na faculdade e ficha limpa no México.
- Um dos candidatos já foi preso por tráfico nos EUA, enquanto outro é ex-advogado de El Chapo, um dos maiores narcotraficantes da história.
A mudança também dispensa concursos públicos ou indicações presidenciais, como acontecia antes.
A eleição fez parte de uma reforma promovida pelo governo da presidente Claudia Sheinbaum — e já provoca forte reação no país.
O “X” da questão está aqui
A medida visa afastar a influência dos políticos sobre o Judiciário. Ao redor do mundo — incluindo no Brasil — ministros da Suprema Corte são nomeados por intermédio do presidente da República.
Mas, muitas vezes, isso gera críticas ou contestações, até porque a Corte é a responsável por julgar casos de políticos. Os nomeados mais recentes são exemplos disso: Zanin (ex-advogado pessoal do Lula) e Dino (ex-aliado político do Lula).
Por outro lado, críticos veem nessa novidade mexicana um grande risco de populismo judicial, infiltração de cartéis e queda na qualidade das decisões.
No final das contas, fica a pergunta: quem deveria escolher os juízes de uma nação?
O que mais foi destaque no mundo?
- Operação Teia de Aranha. Ucrânia lança mega-ataque na Sibéria e destrói 41 aviões do exército russo
- Maior goleada de uma final. PSG vence Inter por 5 a 0, conquista a Champions League e história emocionante do treinador da equipe repercute
- Possível ataque terrorista no Colorado. Homem lança coquetel molotov em manifestantes que pediam a soltura de reféns israelenses em Gaza

Redação

waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se