
Qual é a bebida que (não) faz você perder 12 minutos de vida?
CONTROVERSIAL STUDIES
Qual é a bebida que (não) faz você perder 12 minutos de vida?


(Imagem: Axios)
Hoje, vamos começar um novo quadro por aqui: o Controversial Studies. O objetivo é desmembrar os resultados de um estudo cuja metodologia não é das mais confiáveis.
Para estrear, vamos falar sobre uma pesquisa feita pela Universidade de Michigan. Segundo seus resultados, ingerir uma lata de refrigerante sem açúcar pode custar-lhe custar 12 minutos de vida.
Os pesquisadores analisaram o consumo de mais de 5.800 alimentos, levando em conta aditivos, nutrientes e calorias. A partir daí, criaram estimativas de ganhos ou perdas de minutos de vida, baseando-se no tempo de vida dos participantes do estudo.
- Basicamente, o que os cientistas observaram foi que havia uma correlação entre o consumo de refrigerante e uma menor longevidade… É aí que mora o problema.
Quando achamos uma correlação entre uma coisa e outra, ainda não podemos afirmar que existe causalidade entre uma coisa ou outra. Não entendeu? Calma que a gente te explica.
A metáfora dos tubarões
E se te disséssemos que, ao redor do mundo inteiro, existe uma fortíssima correlação entre dois eventos: Mordidas de tubarão e número de picolés vendidos na praia.
- Inicialmente, a maioria das pessoas se perguntaria: Como duas coisas completamente distintas podem ter uma correlação tão forte?
Bem, a explicação é que, no verão, as pessoas vão mais à praia, compram mais picolé, entram mais na água e, consequentemente, se expõem mais às mordidas de tubarão.
Traçando um paralelo… Assim como no caso da metáfora dos tubarões, não é possível dizer (apenas pela observação) que um determinado produto “tira 12 minutos de vida” de todas as pessoas.
🩺 Afinal, a sua saúde é um produto de uma infinidade de fatores, como dieta, exercício físico, sono e até mesmo predisposições genéticas.
É claro, devemos concordar com o estudo no seguinte ponto: Consumir refrigerantes regularmente certamente não é algo bom para a sua saúde.
- No entanto, essa matéria não é sobre refrigerantes, mas sim para te tornar alguém mais crítico, que não aceita algo como “verdade absoluta” só porque aquilo foi “mostrado em um estudo”.
No fim, saber analisar a metodologia de um estudo é tão importante quanto saber analisar seus resultados.

Redação
trends







waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se