
Filmes de Natal: Um negócio subestimado
CASE
Filmes de Natal: Um negócio subestimado


(Imagem: People Magazine | Universal)
Engana-se quem acha que o Natal é aguardado apenas por aqueles que só pensam em presentes e na ceia familiar. Para muitos, a época é sinônimo de comédias românticas, que oferecem os clássicos clichês do gênero, mas adaptadas ao espírito natalino.
Foram mais de 100 produções originais lançadas diretamente para a TV a cabo ou ao streaming nos Estados Unidos entre novembro e dezembro de 2023 — a cifra será a mesma para este ano (incluindo os que estrearão no cinema).
Grandes empresas como Netflix até tentam, mas quem domina a categoria no país são Hallmark e Lifetime, com quase 60 novos lançamentos este ano entre as duas — a Hallmark será responsável por 47 deles.
Essa popularidade não é de hoje 🎄
Na década de 2000, as comédias românticas “Simplesmente Amor” e “O Amor Não Tira Férias” foram sucessos mundiais de bilheteria, ambos arrecadando mais de US$ 200 milhões.
- Com isso, se juntaram a “Um Duende Em Nova York” e “Esqueceram de Mim” como clássicos de Natal.
No entanto, foram nos últimos 10 anos que essas produções se tornaram altamente requisitadas. Entre 2017 e 2019, a Hallmark aumentou seu catálogo de filmes de Natal em 20%. No caso da Lifetime, esse número mais que quadruplicou durante o período.
Em 2021, mais de 200 novos longas-metragens com a palavra “Natal” foram listados no Internet Movie Database. A cifra é quase 2x maior que a de 2016 e 4x superior à de 2011.

Tá, mas essas produções são rentáveis? O custo médio gira em torno de US$ 2 milhões, o que é considerado baixo. Além disso, muitos são filmados no Canadá, onde as produções recebem uma redução de 25% em impostos trabalhistas.
Segundo David Zaslav, CEO da Warner Bros. Discovery, uma vantagem desse tipo de filmes é que eles podem ser feitos em até 3 semanas e exigem custos mínimos de marketing.
Para o executivo, outro ponto positivo é que essas produções capitalizam hábitos de visualização previsíveis que, para milhões de pessoas, se tornaram parte do ritual de Natal. Os números não mentem.
- Em 2023, os 5 filmes de natal mais vistos nos EUA foram assistidos por uma soma de quase 32 milhões de lares entre os dias 10/11 e 10/12;
- No mesmo ano, as produções natalinas da Hallmark tiveram um total de 27 milhões de espectadores únicos.
Inclusive, essa programação especial de final de ano fez da Hallmark o canal de entretenimento mais assistido na terra do Tio Sam durante o 4º trimestre desde 2014 — as cifras desse ano ainda não saíram.
💰 E onde tem atenção, tem oportunidade. Em 2021, o faturamento em publicidade do Hallmark Channel entre novembro e dezembro foi de US$ 147,8 milhões. Já no ano passado, estima-se que essa cifra tenha sido de US$ 350M.
Enquanto isso, no Brasil… 🇧🇷

Nos últimos anos, a valorização da diversidade cultural nas produções cinematográficas natalinas começou a ganhar destaque, proporcionam uma oportunidade única de compartilhar as nossas tradições com o mundo — o “tio do pavê” vai ganhar fama internacional. risos.
Por falar em internacionalização… A comédia Tudo Bem no Natal que Vem, estrelada por Leandro Hassum, não só foi TOP-1 na Netflix Brasil como foi assistida por 26 milhões de lares em todo o mundo na plataforma.

Redação
trends







waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se