Por que as BIG TECHs gastam bilhões com lobby? 😳

BIZNESS

Por que as BIG TECHs gastam bilhões com lobby? 😳

Redação
Redação
19 abril 2022Última atualização: 19 abril 2022

First things first. No dêbiz da terça passada, falamos sobre o investimento de Musk no Twitter — que, além de ter comprado cerca de 10% da empresa, agora quer adquirir os 90% restantes e torná-la privada.

  • Conforme você já viu naquele texto (já viu, né?), muito mais do que dinheiro, o que o do bilionário ganha com esse moove é o poder de deter o controle de um canal de mídia usado diariamente por mais de 200 milhões de pessoas.
Além disso, comentamos que Bezos comprou o Washington Post, em 2013, por US$ 250 milhões. Novamente, o objetivo não foi ganhar dinheiro, mas sim, ter o controle da informação através de um veículo de bastante credibilidade. Esse assunto nos leva a outra questão muito ligada a isso:

O lobby das BIG TECHs 🏛️

Neste caso, lobby é quando as empresas pressionam o governo ou políticos para influenciar as decisões do poder público de acordo com seus interesses — ou seja, atuam principalmente no Legislativo, para persuadir o governo a aprovar determinada lei favorável a eles, por exemplo.No Brasil, temos uma imagem mais obscura dos lobistas. Já nos EUA, é algo mais comum e aceito. Tanto é que as BIG TECHs, em média, estão gastando cada vez mais para fazer lobby no governo norte-americano. Veja esse crescimento no gráfico:

O céu é o limite ⛅

As BIG TECHs estão aumentando seus gastos com lobby político. Na última década, só essas 5 empresas, juntas, gastaram mais de meio bilhão de dólares para tentar influenciar os tomadores de decisões políticas.Um dos principais objetivos desses gastos são as complicações antitruste. Por estarem sempre adquirindo novas empresas, é comum que as gigantes de tecnologia enfrentem problemas com órgãos reguladores, que podem barrar as aquisições alegando a formação de monopólios.

É por isso que a Meta é a que mais gasta 💸

A companhia sofre a todo momento com processos de agentes do governo que defendem que o império do Tio Zuck é um monopólio ilegal de redes sociais, o que caracterizaria uma conduta anticompetitiva.Além disso, outro fato que contribuiu para o aumento do gasto dessas companhias em lobby foi o presidente Biden ter nomeado Lina Khanespecialista em antitruste e grande crítica das BIG TECHs — para chefiar a Federal Trade Commission, agência americana que busca defender os interesses dos consumidores, em meados de 2021.

Na prática, como eles poderiam fazer lobby? 🤔

Em 2018, uma notícia divulgada pelo Washington Post envolvendo o, na época, presidente dos EUA Donald Trump, o deixou indignado, fazendo com que ele chamasse o jornal de “lobista caro da Amazon”, por ser usado para proteger a companhia contra reivindicações antitruste.Se Trump estava certo ou não, pouco importa. O ponto aqui é que, independente de qualquer coisa, Bezos possui esse poder. Através do controle do jornal, ele pode divulgar notícias de forma tendenciosa para favorecer seus negócios — seja influenciando a opinião pública, ou pressionando políticos, por exemplo.Novamente: Não estamos dizendo que ele faz isso, somente que ele possui esse poder. Da mesma forma, Musk, ao comprar o Twitter, poderia obter uma vantagem parecida: Controlar, de forma sutil, a informação e as narrativas, além de ter mais liberdade para dizer o que quiser na rede social, de acordo com seus interesses.Além disso, ambos os bilionários, com seus respectivos veículos, podem fazer política de outra forma, falando diretamente o que lhes interessa, sem o custo moral e financeiro de trabalhar com lobistas.
Redação

Redação

Emoji de dedo apontando para a telaseu feedback importa!

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

1/2 - O que achou do post?

  • Ruim
  • Ótimo
Waffle

waffle | criando marcas que você gosta de consumir

junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve

inscreva-se
terça e quinta, às 05:15

seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.

inscreva-se
toda quinta às 11:11

um one-on-one com uma curadoria de conteúdos sobre carreira

inscreva-se
toda segunda, às 18:18

para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos

inscreva-se
sempre às 06:06 manhã