O que você precisa saber sobre previdência

BIZNESS

O que você precisa saber sobre previdência

Bruno Costa
Bruno Costa
16 agosto 2022Última atualização: 16 agosto 2022

Garantir a aposentadoria. Esse é o objetivo de uma previdência. Após anos trabalhando e investindo parte de seus ganhos, o valor acumulado gera uma renda mensal após o fim da carreira.

  • Com isso, é possível aposentar de forma tranquila. Parece tentador, né? E as pessoas concordam. Pelo menos é isso que os dados nos mostram.
As reservas de previdência privada ultrapassam R$ 1 trilhão. São quase 15 milhões de brasileiros investindo nessa modalidade.E esses números só crescem, principalmente por conta de alguns problemas da previdência pública.

Mas… qual a diferença entre elas? 🤔

A previdência pública — ou social — é um tipo de seguro que todos os trabalhadores com carteira assinada são obrigados a pagar, através de um valor mensal descontado do salário.
  • O governo garante que o trabalhador vai se aposentar e ter uma renda assegurada quando não puder mais trabalhar.
Já a previdência privada funciona como forma de juntar e investir o dinheiro para garantir uma renda na aposentadoria. Sua contratação é opcional — só tem quem pode e quer.

Essa é a principal diferença

Previdência privada: O seu dinheiro está sendo investido por especialistas para te gerar rendimentos futuros.Previdência social: O governo usa o dinheiro arrecadado de quem trabalha hoje para pagar os aposentados.Em outras palavras, o sistema público depende do dinheiro que entra a cada mês para pagar quem já se aposentou, e, com isso, continuar existindo.São as pessoas ativas que sustentam os aposentados.

É aí que está o x da questão 🧐

Nos anos 1980, tinham nove trabalhadores ativos para cada aposentado. Desde então, esse número já caiu pela metade. Veja:
O número de trabalhadores está diminuindo. Juntamente a isso, as famílias estão tendo menos filhos.Dessa forma, a população economicamente ativa pode reduzir ainda mais, nos próximos anos. Dê uma olhada:
São menos pessoas trabalhando e contribuindo para sustentar os aposentados.Junte isso ao fato de que as pessoas vivem cada vez mais — ou seja, recebem aposentadoria por mais tempo — que a situação pode ficar complicada.Veja como a expectativa de vida dos brasileiros vem aumentando:

Resumo da ópera… 🎻

Menos pessoas nascendo + pessoas vivendo por mais tempo + aposentados sendo sustentados por menos pessoas…O resultado? Uma conta cada vez maior para o governo pagar. Isso pensando na previdência pública.É por isso que tanto se fala em reformas previdenciárias ao redor de todo o mundo, que visam equilibrar essa conta.

Não é à toa que a previdência privada só cresce 📈

Muitas pessoas, temendo esse cenário, estão investindo na previdência privada, como forma de amenizar o risco e ainda garantir uma renda extra no futuro.
  • É claro que, na teoria, o governo — autoridade máxima do país — garante que as pessoas receberão sua aposentadoria.
Mas, para quem quer garantir por conta própria, a previdência privada pode ser uma boa alternativa.Embora os ganhos potenciais sejam menores do que no mercado acionário, por exemplo, a segurança é bem maior — e pode ser uma boa opção para garantir uma vida mansa no futuro.
Bruno Costa

Bruno Costa

Emoji de dedo apontando para a telaseu feedback importa!

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

1/2 - O que achou do post?

  • Ruim
  • Ótimo
Waffle

waffle | criando marcas que você gosta de consumir

junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve

inscreva-se
terça e quinta, às 05:15

seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.

inscreva-se
toda quinta às 11:11

um one-on-one com uma curadoria de conteúdos sobre carreira

inscreva-se
segunda, a cada 15 dias

para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos

inscreva-se
sempre às 06:06 manhã