Já se foi o tempo em que os profissionais de marketing subestimavam o valor dos criadores de conteúdo em suas publicidades.A maioria das marcas incorporou o marketing de influência em suas estratégias de mídia — e muitas pretendem alocar ainda mais caixa nele.
Prova social. Ver que alguém que você segue consome determinado produto ou serviço tende a te influenciar a fazer o mesmo.No entanto, existem razões mais profundas que levam as pessoas a comprarem por conta de um criador de conteúdo. Veja:
Os dois primeiros motivos mostram o poder do criador de conteúdo para a conversão final de um lead quente — ou seja, aquele empurrãozinho final em quem já queria comprar.Tirando esses… Todos os outros mostram que a maioria dos clientes descobriram um novo produto através de suas personalidades favoritas das redes sociais.Esse é um sinal muito importante para o marketing das empresas. É só pensar que ele mostra que influenciadores conseguem estar presentes em todo o funil de venda.
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O conhecimento que cada marca tem do seu público é o que dita a estratégia e o tom que será dado na parceria.
Porém, se formos reparar, a compra feita para se sentir parecido com o influenciador representa apenas 5% da base pesquisada.Pelo menos, de forma consciente. Afinal, existem pessoas que, inconscientemente, compram por esse motivo — mesmo sem racionalizar isso.
A sensação do Instagram no Brasil 🇧🇷
Recentemente, a influenciadora Virgínia Fonseca — que tem quase 40 milhões de seguidores no Instagram — lançou uma linha de óculos.O resultado? Um faturamentode R$ 1 milhão em 30 minutos. Foram mais de 7 mil peças, que esgotaram no primeiro dia. Loucura pensar o poder desse mulher.
Agora, um case internacional… 🌐
A Fenty Beauty, marca de maquiagem da Rihanna, fechou 2020 com mais de US$ 500 milhões faturamento — em 2021, a empresa foi avaliada em US$ 2,8 bilhões.
Detalhe: A maior parte do patrimônio da cantora vem de sua marca, o equivalente a cerca de US$ 1,4 bilhão.
Hoje em dia, influenciadores e celebridades fazem milhões com as marcas que criam a partir da atenção que possuem.É só pensar que em vez de ganhar por fazer #publis, passam a faturar diretamente e, o principal, constroem equity. A audiência engajada vale muito.
E, na prática, como funciona?
O marketing do criador tem muitos benefícios. No entanto, não está livre de instabilidades na corda bamba.Veja os principais desafios que os profissionais de marketing enfrentam nesse mercado:
O mercado é promissor…
74% dos marketeiros planejamgastar pelo menos 1/4 de seu orçamento de mídia social em parceria com um influenciador nos próximos três a seis meses.Mas, quando chega a hora de bater na porta do chefe… Bem, provar o retorno sobre investimento é um dos grandes desafios ao construir relatórios de parceria.Afinal, às vezes pode ser difícil metrificar com precisão todos os resultados gerados pela ação. Grande parte do valor agregado está em fazer as pessoas conhecerem a marca — nem sempre a compra é imediata.