A livraria de 137 anos que não se rendeu à Amazon 📚

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A livraria de 137 anos que não se rendeu à Amazon 📚

Redação
Redação
17 janeiro 2023Última atualização: 17 janeiro 2023

New York City, USA - July 28, 2018: Barnes & Noble, famous bookstore store, in Fifth Avenue (5th Avenue) in Manhattan in New York City, USA

Uma empresa é como um livro: tem capítulos tensos, preocupantes e também animadores. Porém, cabe ao escritor escolher dar um bom desfecho à história.

A Barnes & Noble daria um livro interessante para vários empreendedores — na verdade, ela é feita de livros.
  • Se você ainda não pegou, a Barnes é uma livraria varejista — uma das maiores dos EUA.
No entanto, como toda boa história, os mocinhos tiveram que escalar montanhas, pedir ajuda no meio do caminho e voltar à essência do seu objetivo com a jornada para saírem do perigo.

Ainda existem livrarias físicas?

Se o inverno das startups está obrigando as big techs a demitirem milhares de funcionários, a Barnes & Noble está indo em sentido contrário — após transformar seu modelo de negócio.
  • Ela foi fundada em 1886 e, como toda boa livraria, fazia o que sabia de melhor: vender livros. Porém, com o avanço do mundo digital, foi muito prejudicada.
Com a Amazon dominando o varejo online, a B&N sofreu sete anos de queda na receita. Foram quase US$ 20 milhõesperdidos e 1.800 funcionários demitidos.Mas… Como uma livraria física poderia voltar a ser competitiva?De primeira, a B&N apostou em novos produtos: brinquedos, cartões de aniversário, café e muito mais — só que de nada adiantava. Faltavam livros no estoque e as lojas eram muito chatas, segundo o próprio CEO.

Boas lideranças fazem diferença

Em meio a um caminho sem saída, a livraria contratou um novo CEO — James Daunt. Ele fez o trabalho de um bom autor que deseja dar um grande final à história:Ele entendia o valor de criar uma identidade para a rede. Então apenas os melhores livros deveriam ser colocados nas estantes e vitrines das lojas.

E vai além disso 🇺🇸

O novo CEO também procurou capacitar os gerentes das lojas para selecionarem suas prateleiras com base nos gostos locais.
  • Com isso, cada loja tinha mais autonomia para se adaptar de acordo com os compradores de cada região.
Mais do que isso, as mudanças foram feitas para tornar a B&N um lugar onde você pudesse descobrir um livro.

Isso faz toda a diferença…

Ser um grande fã e consumidor do que você vende. James fez tanto sucesso na Barnes porque ama livros e, por isso, entende o que os clientes esperam.Em tempos de Amazon, comprar um best-seller pela internet pode até ser mais conveniente e prático.Porém, os compradores da B&N não iam lá apenas em busca de livros. Mas, sim, para fazer parte de uma comunidade.
  • A experiência de ir a uma rede que tenha um ambiente bacana, tocar nos produtos e receber recomendações, torna o hábito de leitura especial do começo ao fim.
By the numbers: Entre 2012 e 2022, foram abertas 16 novas livrarias da rede e as vendas aumentaram. Em 2023, querem abrir mais 30 lojas.

Aulas y aulas 💛

As livrarias que sobreviveram souberam criar um time de funcionários apaixonados pela leitura. Assim, criaram uma identidade para as lojas, que o ambiente online não consegue oferecer.No fim das contas, o que o CEO fez foi atender aos desejos de quem, assim com ele, é fã do produto.
Redação

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