A empresa que revolucionou a forma como guardamos comida 🍲
BIZNESS
A empresa que revolucionou a forma como guardamos comida 🍲
Redação
13 abril 2023Última atualização: 13 abril 2023
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(Foto: Scott Olson/Getty Images | Reprodução)
Tupperware. Os famosos potes de plástico com tampas coloridas que devem estar em, praticamente, todas as cozinhas do Brasil — desde a época da sua avó.Talvez você não saiba, mas “Tupperware” é um daqueles casos em que a marca vira sinônimo do produto. Da mesma forma que:
🍝 Miojo | Macarrão instantâneo
🧽 Bombril | Esponja de aço
🩹 Band-aid | Curativo
🤐 Zíper | Fecho éclair
🪒 Gillette | Lâmina de barbear
Voltando no tempo… Em 1946, antes dos potes plásticos serem lançados para os consumidores, materiais semelhantes eram usados para armamento de guerra.Mas, por conta da versatilidade e conveniência do material, Earl Tupper começou a fazer potes — mais leves e práticos que os de vidro e que conservavam os alimentos dentro da geladeira.
O timing foi o melhor possível. Era o início do “baby boom” do pós-guerra, época em que as mulheres ficavam em casa cuidando de suas famílias.
Como se um produto inovador já não bastasse, Brownie Wise, uma ex-representante de vendas da empresa, criou um modelo de vendas diretas que se tornou um sucesso mundial.Eram as chamadas “Tupperware parties”, em que mulheres chamavam suas vizinhas para apresentar os produtos e vendê-los.A marca foi uma das pioneiras no marketing multinível como conhecemos hoje, utilizado aqui no Brasil por empresas como Jequiti, Herbalife e Avon.
(Foto: Wiktionary | Reprodução | Tupperware Party em 1958, na Flórida)
A companhia disse que existem “dúvidas substanciais sobre sua capacidade de continuar operando”. O motivo são problemas de crédito.
A empresa está sofrendo com o aumento do custo de juros dos seus empréstimos, que tiveram que ser renegociados várias vezes nos últimos meses.
Com isso, vive dificuldades de liquidez — de pagar esses empréstimos — no curto prazo, e cogita vender propriedades e cortar empregos para reduzir o risco de falir.Após o comunicado, suas ações caíram cerca de 50% em um dia, antes de se recuperarem levemente nos dias seguintes.Na máxima histórica, em 2013, as ações da Tupperware bateram na casa dos US$ 95. Seu valor de mercado era superior a US$ 8 bilhões. Hoje, ela vale US$ 115 milhões — 97% menos.
No início da pandemia, a empresa viveu um bom momento. Com as pessoas em casa, a necessidade por seus potes aumentou. Mas, a partir de 2022, as vendas começaram a cair.Para piorar, com a alta dos juros, aumento de custos e problemas na cadeia de suprimentos, a empresa teve que aumentar preços para não pressionar suas margens.
As “Tupperware parties” já não funcionam mais. Até mesmo os clientes mais velhos parecem preferir potes mais baratos ou mais sofisticados que os da Tupperware.
Também existe o fato de que os jovens estão buscando alternativas mais sustentáveis do que o plástico. Sem contar as dificuldades da marca em emplacar seu e-commerce.Em 2022, a empresa reduziu sua força de vendedores diretos em quase 20%, em relação ao ano anterior. Até porque as vendas também estão caindo a cada ano:
Com seus resultados caindo, a empresa acumula um prejuízo de mais de US$ 700 milhões e, por ainda não ter divulgado seus resultados de 2022, corre o risco de ter seu registro na Bolsa de NY cancelado a qualquer momento.A aposta para a recuperação é na força da marca — quem nunca tinha ouvido falar Tupperware? — e em sua capacidade de dar a volta por cima. Será que consegue fugir do cemitério empresarial?