
Quem paga pelos danos ao meio ambiente?
BIG STORY
Quem paga pelos danos ao meio ambiente?


(Imagem: BBC)
Em 2024, o mundo assistiu a uma sucessão alarmante de eventos climáticos extremos. No Brasil, o Rio Grande do Sul certamente foi o estado mais afetado.
No entanto, se engana quem pensa que este é um problema exclusivamente brasileiro. De acordo com estudos mais recentes, o mundo inteiro corre perigo.
Quem está certo?
Com o intuito de propor uma “solução teórica” para o problema, cientistas decidiram formular uma hipótese: como seria um mundo no qual aqueles que provocam o aquecimento global pagassem pelos danos que causam?
De acordo com os dados, entre 1990 e 2014, as emissões dos Estados Unidos foram as maiores, causando cerca de R$ 12 trilhões em prejuízos. Além disso, China, Rússia e Índia, somadas, geraram cerca de R$ 24 trilhões de prejuízo.
Ainda assim, engana-se quem pensa que o prejuízo é exclusivamente financeiro. Na verdade, o dinheiro acaba sendo o menor dos problemas.
Poluição e saúde
🩺 A poluição do ar, da água e do solo causa problemas respiratórios, doenças cardiovasculares, complicações neurológicas, alergias e até mesmo câncer.
E, é claro, quem é mais afetado por esse tipo de problemas são as populações mais desfavorecidas, que não possuem acesso ao saneamento básico, por exemplo.
Zoom Out: Na prática, frequentemente, o problema é produzido em países desenvolvidos, mas é “deslocado” para países subdesenvolvidos, cuja população é afetada.

Redação
trends






waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se