
Luka Doncic, o tesouro esloveno que quer reinar na terra das estrelas
BIG STORY
Luka Doncic, o tesouro esloveno que quer reinar na terra das estrelas


Mesmo depois de 5 jogos e 19 pontos de média por jogo, ainda é difícil de acreditar que Luka Doncic agora está vestindo as cores do Los Angeles Lakers.
- O armador, que foi trocado no início do mês pelo Dallas Mavericks por conta de sua condição física e do seu apreço por cerveja e narguilé, deu a sua resposta à equipe texana com um triplo-duplo na vitória da última terça contra sua ex-equipe.
Mas, enquanto todo mundo está focado no presente e no futuro do camisa #77, vamos relembrar o passado glorioso do “Tesouro” que, curiosamente, completa 26 anos hoje.
Um tesouro desde a infância
Doncic nasceu em Ljubljana, na Eslovênia, em 28 de fevereiro de 1999. Filho de um ex-jogador e uma dançarina profissional, o garoto cresceu cercado pelo esporte — clique aqui para entender.
Contudo, quando Luka entrou na escola, seu esporte preferido era o… futebol. Sim, ele sonhava em ser jogador e chegou a treinar com crianças mais velhas.
Mas, aos 7 anos, ele teve que escolher entre bola no pé ou nas mãos. E, para a alegria dos fãs de basquete, ele optou pelo caminho certo.
No ano seguinte, já treinava com garotos mais velhos no Olimpija Ljubljana, mostrando um talento absurdo.
Mas foi em 2012, aos 13 anos, que ele deu o salto que mudaria sua vida ao assinar com a base do Real Madrid — confira aqui todo o talento de Luka ainda tão jovem.
Com 16 anos e 2 meses, Doncic estreou pelo time profissional do Real, tornando-se o jogador mais jovem da história do clube a atuar pela equipe principal — veja aqui. O resto é história…
- Tricampeão espanhol;
- Campeão da Euroliga em 2018;
- Eleito MVP da temporada regular e do Final Four da competição;

Mas a consagração veio em 2017, quando liderou a Eslovênia ao inédito — e único — título da EuroBasket. Com apenas 18 anos, ele dividiu o protagonismo com Goran Dragic e colocou seu país no topo da Europa.
Atravessando o Atlântico para conquistar os 🇺🇸
Com um currículo desses, a ida para a NBA era questão de tempo. No Draft de 2018, Doncic foi selecionado pelo Atlanta Hawks na 3ª escolha.

Contudo, sua história em Atlanta durou poucos minutos já que, logo em seguida, foi trocado para o Dallas Mavericks em um acordo que levou Trae Young para a franquia da Geórgia.
O resultado: Luka chegou, conquistou o prêmio de Novato do Ano em 2019 e rapidamente se estabeleceu como um dos jogadores mais dominantes da liga.
Em 2024, guiou Dallas até as Finais da NBA, mas acabou parando nos Celtics de Jayson Tatum. Mesmo assim, ficou claro que o garoto que chegou como promessa virou uma superestrela.
Agora nos Lakers, o esloveno tem a oportunidade de mostrar, de uma vez por todas, que será o rosto da liga nos próximos anos, além, é claro, de ser um grande favorito ao título nesta e nas próximas temporadas ao lado de LeBron James.

Redação
trends






waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se