A planilha que deu o que falar

TRENDING

A planilha que deu o que falar

Redação
Redação
27 janeiro 2025Última atualização: 27 janeiro 2025

Já imaginou seu nome numa planilha com críticas que variam de “profissional exemplar” a “não entrega nada”? Foi o que aconteceu nos últimos dias, quando uma planilha recheada de avaliações anônimas sobre influenciadores digitais vazou e virou o centro das atenções.

📊 Para ficarmos na mesma página: Ao que parece, a turma da “Vila Madá” (agências) costuma usar essa planilha para evitar decepções ou dores de cabeça com influencer: “fulano é metido, ciclano não segue o briefing” — e por aí vai.

Basicamente, a planilha expõe opiniões sobre o comportamento, cumprimento de prazos e a qualidade das entregas de influenciadores.

  • Só que quando isso vazou… Claro. Gerou muita polêmica e até fez alguns influencers gravarem vídeos se explicando. Sem falar nos clássicos memes.

Fora isso, nunca um arquivo .csv foi capaz de gerar tantas discussões sobre a relação entre criadores de conteúdo e marcas. O episódio trouxe à tona uma discussão maior sobre a profissionalização e os desafios do marketing de influência.

Estamos falando (i) de empresas que dominam R$ 58 bilhões do orçamento de marketing das maiores companhias do país e (ii) dos maiores nomes de um mercado que cresce ano a ano e é cada vez mais parte das estratégias de marketing das marcas.

No fim do dia, a forma que as marcas escolhem seus parceiros depende muito da opinião do público — e também dos tomadores de decisão das agências — sobre os influenciadores. Nunca um .csv se conectou tanto com os stories. risos.

📈 Para se ter uma ideia, o Brasil tem mais de 10 milhões de influenciadores, sendo que cerca de 500 mil têm +10K seguidores. No mundo, esse mercado deve alcançar US$ 480 milhões até 2027.

Redação

Redação

Emoji de dedo apontando para a telaseu feedback importa!

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

1/2 - O que achou do post?

  • Ruim
  • Ótimo
Waffle

waffle | criando marcas que você gosta de consumir

junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve

inscreva-se
terça e quinta, às 05:15

seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.

inscreva-se
toda quinta às 11:11

um one-on-one com uma curadoria de conteúdos sobre carreira

inscreva-se
toda segunda, às 18:18

para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos

inscreva-se
sempre às 06:06 manhã