Os #bookclubs das famosas estão em alta

TENDÊNCIAS

Os #bookclubs das famosas estão em alta

Redação
Redação
11 março 2024Última atualização: 11 março 2024

Seguindo o exemplo da apresentadora Oprah Winfrey, várias celebridades estão interagindo com seus fãs — e transformando romances em best-sellers — através de clubes de leitura. 

📚 Começando do começo, o Clube do Livro da Oprah — “Oprah's Book Club” — foi iniciado em 1996, como parte do famoso programa de televisão “The Oprah Winfrey Show”.

  • A ideia era a seguinte: a apresentadora selecionava um livro pra ler e sua história era discutida no programa.

Apesar de bem simples, essa iniciativa teve um impacto gigante na indústria editorial, que passou a chamar esse reflexo de “Efeito Oprah”— o livro era escolhido e esgotava em todas as lojas.

Com o avanço da tecnologia e das mídias sociais, o clube do livro da Oprah se adaptou para discussões online, até chegar no Instagram, onde continua bombando até hoje.

Tá, mas e depois dela? Reese Whiterspoon criou o Reese’s Book Club, que tem mais de 2 milhões de seguidores no Instagram e serve de “funil” para produções de filmes e seriados.

  • Pela sua produtora “Hello Sunshine”, a atriz de legalmente loira levou os best-sellers Daisy Jones & The Six e The Last Thing He Told Me para as telas.

É claro que conseguir uma influência e receita igual a da Reese com suas produções é pra poucos, mas várias outras celebridades estão fazendo sucesso com o modelo do clube de leitura.

Dakota Johnson, de 50 Tons de Cinza, tem o TeaTime. A cantora Dua Lipa tem o Service 95. Emma Roberts, sobrinha da Julia Roberts, tem o Belletrist e a Emma Watson, de Harry Potter, tem o Our Shared Shelf.

🇧🇷: Aqui no Brasil, Gabriela Prioli e Leandro Karnal investiram juntos na iniciativa. A atriz Sophia Abrahao criou o projeto Entrelivros e o influenciador Samer Agi media discussões de literatura clássica.

Redação

Redação

Emoji de dedo apontando para a telaseu feedback importa!

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

1/2 - O que achou do post?

  • Ruim
  • Ótimo
Waffle

waffle | criando marcas que você gosta de consumir

junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve

inscreva-se
terça e quinta, às 05:15

seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.

inscreva-se
toda quinta às 11:11

um one-on-one com uma curadoria de conteúdos sobre carreira

inscreva-se
toda segunda, às 18:18

para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos

inscreva-se
sempre às 06:06 manhã