
Ensaio sobre a cegueira
STORIES
Ensaio sobre a cegueira

13 novembro 2022Última atualização: 13 novembro 2022

“Por que foi que cegamos, Não sei, talvez um dia se chegue a conhecer a razão, Queres que te diga o que penso, Diz, Penso que não cegamos, penso que estamos cegos, Cegos que veem, Cegos que, vendo, não veem”.O trecho é do livro Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago. Nascido há exatos 100 anos, ele moldou a sua escrita com a sabedoria do campo e das diversas profissões que teve até ganhar o Prêmio Nobel da Literatura.Passando de serralheiro mecânico, para auxiliar de escritório e funcionário público, Saramago afirma que nunca teve o espírito aventureiro de quem vai trocando de profissão por insatisfação.
- Em suas palavras, as circunstâncias podem muito mais do que a nossa vontade, a questão está em aproveitar as circunstâncias para exercer as vontades.
- O livro abre espaço para diversas interpretações em diferentes contextos, mas uma delas é bem interessante: por que será que a cegueira é luz?

Bruno Costa

waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se