Eduardo e Mônica

STORIES

Eduardo e Mônica

Bruno Costa
Bruno Costa
5 fevereiro 2023Última atualização: 5 fevereiro 2023
Eduardo e Mônica era nada parecidoEla era de Leão e ele tinha dezesseisEla fazia medicina e falava alemãoE ele ainda nas aulinhas de inglêsEla gostava do Bandeira e do BauhausDe Van Gogh e dos MutantesDe Caetano e de RimbaudE o Eduardo gostava de novelaE jogava futebol-de-botão com seu avôEla falava coisas sobre o Planalto CentralTambém magia e meditaçãoE o Eduardo ainda tava no esquemaEscola, cinema, clube, televisãoE, mesmo com tudo diferenteVeio meio de repenteUma vontade de se verE os dois se encontravam todo diaE a vontade cresciaComo tinha de ser
Ao cantar que “não há razão nas coisas feitas pelo coração”, Renato Russo acabou criando dois dos personagens mais famosos da música brasileira — e que podem representar a história de muita gente.
  • Gostando de filmes do Goddard, astrologia, ou futebol de botão, a referência aqui é só um reforço para a famosa ideia de que os opostos de atraem.
Ao idealizar a pessoa perfeita, muita gente busca características que já possui. Reza e pede pro universo a companhia que vai acompanhar no surf, ou o amor que vai querer discutir toda a obra de Sêneca no domingo à noite.Acontece que, muitas coisas que julgamos essenciais, são negociáveis. Dá pra assistir filme cult em um dia, e BBB no outro. Viajar de “mochilão” em julho, e pegar um hotel 5 em estrelas em janeiro.Tá… Essa é a parte bonita e fácil da história, mas e quando a paixão passa? Indo além dos versos de “Eduardo e Mônica”, o que fazer quando caímos na rotina? Será que, nessas horas, só o amor é suficiente?
  • Essa consciência dolorosa chega quase sem pedir licença, e mostra que tudo que era romantizado no começo, pode virar motivo de ruptura no final.
Seja em 2023, ou em 1986, no Brasil ou em qualquer lugar do mundo, a vida acaba exigindo sintonia das decisões que tomamos. Mas, nessas horas, o que pesa mesmo não são os gostos em comum — mas a vontade de fazer dar certo.Em vez de procurar um espelho, talvez seja melhor aproveitar as nuances e mergulhar no mundo do outro. Aí, se “mesmo com tudo diferente, der vontade de se ver”, é só usar a razão para cultivar as “coisas feitas pelo coração”.
Bruno Costa

Bruno Costa

Emoji de dedo apontando para a telaseu feedback importa!

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

1/2 - O que achou do post?

  • Ruim
  • Ótimo
Waffle

waffle | criando marcas que você gosta de consumir

junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve

inscreva-se
terça e quinta, às 05:15

seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.

inscreva-se
toda quinta às 11:11

um one-on-one com uma curadoria de conteúdos sobre carreira

inscreva-se
toda segunda, às 18:18

para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos

inscreva-se
sempre às 06:06 manhã