
Encontro na Turquia tenta frear escalada entre Rússia e Ucrânia
MUNDO
Encontro na Turquia tenta frear escalada entre Rússia e Ucrânia


No dia seguinte ao maior ataque com drones desde o início da guerra, representantes ucranianos e russos se encontraram na Turquia para negociar um cessar-fogo.
Contextualizando: No domingo, drones de apenas US$ 500 destruíram 41 aeronaves em bases militares a até 1.500 km da fronteira. A ofensiva, intitulada por muitos como “Davi vs. Golias” causou um prejuízo estimado em US$ 7 bilhões.
Como gesto inicial, os países concordaram em trocar prisioneiros gravemente feridos e com menos de 25 anos, além da devolução de 12 mil corpos de soldados.
Mas a paz ainda parece longe. Moscou sugeriu um cessar-fogo parcial em áreas selecionadas por 2 a 3 dias, enquanto exige o reconhecimento da anexação de 20% do território ucraniano, o fim da expansão da OTAN e o controle definitivo das regiões ocupadas.
Kiev, por outro lado, defende um cessar-fogo total e imediato, com verificação internacional, e rejeita qualquer concessão territorial.
As potências europeias pressionam por uma solução diplomática, mas o impasse segue: A Ucrânia quer recuperar seu território, enquanto a Rússia quer legitimá-lo.

Redação
trends





waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se