
Cortar o mal pela raiz é a solução?
MUNDO
Cortar o mal pela raiz é a solução?


Uma proposta em análise pelo governo britânico reacendeu um debate delicado: a possibilidade de aplicar castração química em estupradores — inclusive sem consentimento.
Como assim? Atualmente, o programa de castração é um caminho para os condenados por estupro reduzirem suas penas. Agora, a Secretária de Justiça do Governo estuda torná-lo obrigatório para quem cometer o crime. Hoje, isso só vale para raras exceções.
A relevância: A medida faz parte de uma revisão da superlotação no sistema carcerário. Hoje, 21% dos detentos no Reino Unido foram condenados por crimes sexuais.
A discussão não é apenas operacional, mas ética e jurídica. O tratamento — que reduz a testosterona e diminui a libido — pode trazer efeitos colaterais, como ganho de peso e alterações de humor.
Nessa zona cinzenta entre tratamento médico e punição, quem é contra a medida diz que ela ultrapassa os limites dos direitos individuais.
Zoom out: Aqui no Brasil, cerca de 84 mil casos de estupro ocorreram em 2023 — uma média de 1 a cada 6 minutos.

Redação
trends






waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se