
A pandemia e o atraso na alfabetização
EDUCAÇÃO
A pandemia e o atraso na alfabetização

9 fevereiro 2022Última atualização: 9 fevereiro 2022

Efeitos do EAD. Escancarando os efeitos da pandemia no ensino brasileiro, o número de crianças de 6 a 7 anos que não sabem ler e escrever no Brasil cresceu mais de 66% de 2019 para 2021.No total, 2,4 milhões de crianças brasileiras não estão alfabetizadas nessa faixa etária, o que corresponde a mais de 40% do total.Esses números, inclusive, pioram entre as crianças negras e pobres:
- Enquanto, entre as crianças brancas, 35% não estão plenamente alfabetizadas, no caso das crianças negras, o número sobe para quase 48%.
- Comparando os domicílios ricos aos mais pobres, a diferença também é gritante: 16,6% contra 51%.
Os motivos? 📚
O ensino remoto trouxe grandes dificuldades. Colégios com menos recursos tiveram ainda mais desafios para se adaptar, e o acesso de muitas famílias à internet e aos equipamentos eletrônicos, essenciais no formato, era limitado.- Somou-se a isso a baixa disponibilidade de muitos pais para estarem com seus filhos pequenos em casa, apoiando o ensino, por terem que ir trabalhar.

Redação

waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se