
EUA e China estão disputando para ver quem influencia o Brasil
ECONOMIA
EUA e China estão disputando para ver quem influencia o Brasil


(Imagem: waffle)
Sendo disputado por dois gigantes. É nessa situação que o Brasil se encontra quando o assunto é a Nova Rota da Seda — um mega projeto chinês para emprestar dinheiro e construir obras de infraestrutura pelo mundo.
- O governo Lula está em contato frequente com as autoridades chinesas, e tudo indica que o nosso país vai, de fato, aderir ao plano pensando em verba para expandir rodovias.
O famoso “soft power”: Pense que a estratégia chinesa, mais do que ganhar dinheiro com o pagamento das dívidas, é aumentar a influência e a relação com os governos de outros países.
E é exatamente por isso que os EUA entraram na história. Vendo que o Brasil está prestes a fazer parte da Nova Rota da Seda, o governo americano disse que o nosso país precisa ter cautela ao tomar essa decisão.
Na visão de Washington, ficar dependente de Pequim é algo perigoso e que vai desestabilizar a economia da região — principalmente por conta das dívidas vindas de contratos controlados pelos chineses.
“Come with me, Mr. Braza”: Os EUA propuseram uma alternativa prometendo que vão fechar um acordo em novembro para dar prioridade à compra de lítio e níquel brasileiros.
O governo da China rebateu os americanos dizendo que o Brasil não pode perder essa oportunidade e que o nosso país “merece respeito”. A decisão final deve ser tomada até novembro, quando Xi Jinping vai visitar Lula.

Redação
trends





waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se