
A Europa está importando mais gás russo do que nunca
ECONOMIA
A Europa está importando mais gás russo do que nunca


Mesmo com a guerra na Ucrânia e as sanções impostas à Rússia, a União Europeia está batendo recordes de compra de gás russo.
- Só na primeira quinzena de 2025, a quantidade de gás natural que os países europeus importaram da Rússia foi 10% maior do que no mesmo período ano passado, superando 800 mil toneladas pela primeira vez na história.

Para você relembrar… No começo do ano, um acordo entre a Rússia e Ucrânia que permitia o transporte do gás por gasodutos que ligavam os dois países chegou ao fim.
Acontece que muitos países dependiam dessa rota da Ucrânia para fornecimento de energia e vinham pressionando para que o acordo fosse renovado, o que não aconteceu.
Com isso, esses países tiveram uma única opção: comprar da Rússia o GNL — um gás resfriado que é enviado por navios-tanque e entregue por petroleiros de portos russos.
Mesmo com as sanções que a Rússia recebeu desde que invadiu a Ucrânia há 4 anos, alguns países têm contratos estabelecidos que são difíceis de romper, e que alguns pedidos que estão recebendo já tinham sido feitos há muito tempo.
Looking forward: Uma alternativa que surgiu ao fornecimento de gás russo é a compra de combustível dos EUA, e que Trump já disse ter interesse em aumentar as exportações de gás.

Redação
trends






waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se