
Toffoli fica em cima do muro na votação sobre maconha
BRASIL
Toffoli fica em cima do muro na votação sobre maconha


(Imagem: UOL | Reprodução)
Dia movimentado em Brasília. Os ministros do Tribunal mais alto do país, aka Supremo, continuaram votando ontem sobre a descriminalização do porte de maconha para uso pessoal no país.
- Só para ter ideia, esse debate começou no Supremo em 2015 e poderia ter terminado ontem. "Poderia”…
Isso porque, quando o placar anotava 5 a 3, chegou a vez do ministro Dias Toffoli. Se ele votasse pela descriminalização, ficaria 6 a 3 e a decisão da Corte seria tomada.
Bom, Toffoli ficou discursando por duas longas horas, dando a entender que votaria pela descriminalização (comparou até cafézinho com maconha).
Até que, no auge das 19h da quinta-feira, não votou nem a favor, nem contra — abriu divergência, tecnicamente falando.
Na prática, ele votou pela não alteração da lei, mas dizendo que a lei já não criminaliza. É complicado mesmo…. No fim, é como se o placar ficasse 5x4, faltando os votos de dois ministros.
E aí? Como ficou? Calma… Ontem, eles decidiram ir para o Happy Hour, adiando a continuação do julgamento para a próxima terça-feira.
O que está por trás…
O julgamento sobre a maconha é um grande ponto de tensão na relação entre Judiciário e Legislativo, pois deputados e senadores dizem que são eles que devem decidir sobre o assunto. Rolou até bate-boca disso ontem entre os ministros do STF.
Inclusive, o Congresso deve aprovar a “PEC das Drogas", que criminaliza o porte e a posse de todas as drogas e em qualquer quantidade. Mas, ao mesmo tempo, o STF poderia julgar a lei e derrubá-la. No fim, quem manda? E quem deve mandar?

Redação
trends






waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se