O que, de fato, pode mudar com o projeto do aborto
BRASIL
O que, de fato, pode mudar com o projeto do aborto
A repercussão foi grande. Depois da aprovação da urgência do PL 1904/24, a pauta “aborto” tomou contas das redes sociais de influenciadoras e foi, inclusive, motivo de protestos em SP e no RJ.
- Assim como explicamos aqui, o projeto que equipara o aborto ao crime de homicídio agora ganhou um atalho e pode ser votado diretamente pelos deputados.
A questão é que alguns posts dão a entender que uma vítima de estupro não vai poder realizar o aborto em nenhum caso se o PL for aprovado. O que não é verdade…
Um marco temporal para o aborto 🗓
Independentemente de qualquer opinião sobre o tema, o foco do projeto é o prazo de 22 semanas — 5 meses e meio — como o limite para a realização do procedimento nos três casos previstos na Constituição.
Caso você não lembre: (i) quando a gravidez pode causar a morte da mulher; (ii) quando a gestação é resultado de um estupro; (iii) se o feto for anencefálico.
Sendo assim, a pena equivalente ao crime de homicídio seria aplicada para casos em que o aborto for realizado depois das 22 semanas — isso, inclusive, para casos de estupro.
Resumindo: Na prática, se o projeto for aprovado, uma vítima de estupro vai ter até 5 meses e meio para decidir se realiza ou não o aborto. Depois disso, aí a prática passar a ser enquadrada como crime.
No Brasil, 8 de cada 10 estupros são de menores de idade. Muitas vezes, a gestação só é identificada após a 16ª semana.
Além disso, existe o receio de que meninas não tenham apoio suficiente para conseguir o procedimento legal no prazo hábil das 22 semanas. Esse é um dos principais argumentos de quem é contra o PL.
Redação
waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você
reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-seseu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-seum one-on-one com uma curadoria de conteúdos sobre carreira
inscreva-separa começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se