
O curso de Engenharia está ficando menos sexy?
BRASIL
O curso de Engenharia está ficando menos sexy?


Se antes os cursos de Engenharia eram sinônimos de sala cheia, hoje, os números estão indicando que essa tendência pode estar começando a mudar.
Para se ter uma ideia, nos últimos dez anos, houve uma queda de 23% na procura pelo curso — de quase 470 mil alunos para 358 mil atualmente.
Menos calouros = Menos veteranos = Menos formados = Menos profissionais. Com menos pessoas fazendo engenharia, o mercado registrou um déficit na área que já está em 75 mil profissionais.
Outro stat chamou a atenção: Em 2023, pela primeira vez, o número de ingressantes EAD superou o número de alunos no tradicional presencial.
Do outro lado do jogo, o curso que mais teve aumento na procura nos últimos anos foi o de pedagogia — com 10% dos estudantes escolhendo a área para se graduar. 👨🏫
Zoom out: No geral, o Brasil teve um crescimento no número de universitários. Ao todo, hoje, já são quase 10 milhões de brasileiros matriculados, somando todos os períodos — dos quais metade são de cursos a distância.

Redação
trends


waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se