Novamente, prêmio Bola de Ouro é marcado por “polêmica”
BIG STORY
Novamente, prêmio Bola de Ouro é marcado por “polêmica”
Redação
29 outubro 2024Última atualização: 29 outubro 2024
Compartilhar trecho:
O dia 28 de outubro de 2024 era extremamente aguardado pelos brasileiros. Isso porque, após 17 anos, poderíamos ver um dos nossos conquistando a Bola de Ouro — o último foi Kaká em 2007.
A premiação coroa o melhor jogador do mundo na última temporada. No caso da edição deste ano, o ciclo foi de agosto de 2023 até o fim de julho de 2024.
Nesse período, Vini Jr. foi, para muitos, a grande estrela do mundo da bola. Em 49 jogos, o atacante teve 26 gols e 11 assistências, sendo fundamental para a conquista da La Liga e da UEFA Champions League.
(Imagem: X)
Ser premiado com a Bola de Ouro por uma temporada tão grandiosa era praticamente inevitável… Era.
Horas antes do evento, o Real Madrid anunciou que ninguém do clube viajaria a Paris para participar da cerimônia, pois o presidente Florentino Pérez havia descoberto que Vinícius Júnior não seria eleito o melhor do mundo.
A expectativa era tão grande que vários familiares e amigos do jogador foram até a capital francesa especialmente para acompanhar o evento, além de festas já estarem reservadas para que pudessem celebrar a conquista.
Contudo, o pior aconteceu. A maioria dos 100 jornalistas que votaram escolheu Rodri como o melhor jogador, fazendo com que um atleta da Espanha voltasse a receber essa honraria depois de mais de 60 anos.
O jogador do Manchester City marcou 12 gols e deu 14 assistências em 63 partidas, além de ter participado da conquista da Eurocopa com a seleção espanhola.
Para Vini, a frustração veio acompanhada de uma sensação de “quase”, de estar entre os melhores, mas com um “porém”.
Sua postura enfática e persistente na luta contra o racismo parece ser um tema “delicado” para a premiação, considerando especialmente os critérios de fair play, usados pela primeira vez em parceria com a UEFA.
O jogador tem sido alvo de críticas e injúrias raciais por torcedores e parte da mídia na Espanha e ao redor da Europa, tornando-se um grande vilão para os rivais do Real.
(Imagem: Getty Images)
Outro ponto que pode ter influenciado é a própria UEFA, que está envolvida na organização do evento. Isso porque a entidade está em desacordo com o Real Madrid desde que o clube se envolveu na proposta de criação da Superliga Europeia.
Maaaas… Em meio a tantos debates sobre a Bola de Ouro, a sensação que fica no torcedor brasileiro é que Vini Jr. saiu desta situação muito maior do que entrou.
(Imagem: X)
Se antes pensava-se que Vinícius Júnior precisaria de um reconhecimento como esse para se consolidar como um dos maiores do mundo, hoje, acredita-se justamente o contrário.