Médicos vão ter que declarar os “patrocínios” que ganham das farmacêuticas

BRASIL

Médicos vão ter que declarar os “patrocínios” que ganham das farmacêuticas

Redação
Redação
30 agosto 2024Última atualização: 29 agosto 2024
(Imagem: Eniola Odetunde)

(Imagem: Eniola Odetunde)

Conte-me tudo e não esconda nada. A partir de março do ano que vem, todos os médicos do Brasil vão ter que divulgar se têm algum tipo de vínculo com empresas da área de saúde.

Nenhuma parceria vai ser proibida, mas todas as informações sobre palestras pagas, pesquisas, viagens e pagamentos por serviços prestados vão ser publicadas no site do Conselho Federal de Medicina.

  • Além disso, sempre que um médico der uma entrevista ou participar de um evento público, ele vai precisar informar se tem algum conflito de interesse sobre o que está falando.

O que está por trás disso? A ideia da nova regra é garantir mais transparência, fazendo com que os pacientes saibam quando um profissional tem ligação com uma empresa que poderia influenciar suas decisões e prescrições.

Um pouco mais sobre o mundo da medicina 👨‍⚕️

Todos os anos, a indústria farmacêutica gasta milhões de reais para bancar viagens, palestras, congressos, jantares sofisticados e até presentes para os consultórios de médicos pelo Brasil.

Em 6 anos, as empresas desembolsaram cerca de R$ 200 milhões com profissionais de Minas Gerais — único estado onde os valores são divulgados. Em todo o país, é provável que esses gastos sejam bilionários.

O X da questão: Isso não é uma novidade e nem é ilegal, mas abre portas para possíveis conflitos de interesse, já que, quanto mais prescrever o medicamento de uma companhia, maior a chance do médico receber os “mimos”.

As farmacêuticas garantem que não trocam benefícios por prescrições. Ao mesmo tempo, essa regra da transparência que teremos por aqui já é aplicada em mais de 20 países.

PS: Se gostou de saber disso, temos certeza que essa é a indicação perfeita para a sua sessão Netflix do final de semana.

Redação

Redação

Emoji de dedo apontando para a telaseu feedback importa!

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

1/2 - O que achou do post?

  • Ruim
  • Ótimo
Waffle

waffle | criando marcas que você gosta de consumir

junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve

inscreva-se
terça e quinta, às 05:15

seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.

inscreva-se
toda quinta às 11:11

um one-on-one com uma curadoria de conteúdos sobre carreira

inscreva-se
toda segunda, às 18:18

para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos

inscreva-se
sempre às 06:06 manhã