Depois de 12 anos, o menino está de volta à sua Vila

BIG STORY

Depois de 12 anos, o menino está de volta à sua Vila

Redação
Redação
29 janeiro 2025Última atualização: 29 janeiro 2025

A Vila Belmiro está novamente iluminada. Neymar Jr., o eterno Menino da Vila, está de volta ao Santos Futebol Clube, clube que o revelou ao mundo.

  • Após abrir mão de US$ 10 milhões de dólares, cerca de 15% do valor que tem a receber do clube saudita, para rescindir o seu contrato com o Al-Hilal, Neymar ficou oficialmente livre no mercado para retornar ao seu clube de formação.

Não demorou muitas horas para que Marcelo Teixeira, presidente santista, confirmasse uma das maiores contratações da história do futebol brasileiro com esse vídeo aqui.

Mas para entender a dimensão deste momento, é necessário voltar no tempo e “reviver” a jornada que moldou Neymar como jogador e como ícone do futebol mundial.

De Mogi das Cruzes à Vila Belmiro: o começo de um fenômeno

Nascido em 5 de fevereiro de 1992, em Mogi das Cruzes, Neymar da Silva Santos Júnior cresceu em uma família humilde, mas repleta de sonhos.

Seu pai, Neymar Sr., ex-jogador e grande incentivador do filhão, sempre esteve ao seu lado, acompanhando cada passo do menino. E foi justamente pelo “Neymar Pai” que o jovem entrou para o mundo da bola.

Neymar chamou atenção pela 1ª vez aos 6 anos, mesmo sem tocar na bola. Em 1998, enquanto seu pai jogava uma partida de futsal, o garoto corria pelos degraus da arquibancada com uma agilidade impressionante.

Foi então que Betinho, um olheiro local, viu ali algo especial e logo o levou para o futsal da Portuguesa Santista.

Aos 9 anos de idade, 'Juninho' –- como a família ainda o chama –- tinha 54 bolas de futebol no quarto que em que dividia com os pais e a irmã Rafaela na casa dos avós, e só conseguia dormir amassado em um canto em um colchão.

Dois anos mais tarde Neymar chegou à base do Santos de uma maneira curiosa.

Seu talento chamou tanta a atenção que o clube criou uma equipe sub-13 só para não perdê-lo. “Eu disse a Zito: temos um problema de luxo”, lembrou o técnico Antonio Lima, 1° treinador juvenil de Neymar no Peixe.

Sua família, então vivendo com recursos limitados, apostou tudo no talento do garoto. Apesar de receber uma proposta do gigante Real Madrid aos 13 anos, Neymar Jr. optou por permanecer no Brasil.

Essa decisão seria o primeiro indício de uma carreira repleta de escolhas ousadas.

O príncipe no clube do Rei 👑

07/03/2009: Estreando pelo time principal do Santos com apenas 17 anos, Neymar rapidamente se tornou a principal estrela da equipe.

Seu estilo ousado, dribles desconcertantes e gols espetaculares conquistaram a torcida e chamaram a atenção mundial — relembre aqui.

Os anos seguintes foram de glória para o Santos. Em 2010, Neymar foi fundamental na conquista do Campeonato Paulista e da Copa do Brasil, sendo fortemente cogitado para disputar a Copa do Mundo da África do Sul.

Mas nem tudo foi flores. Neymar também esteve no centro de diversas polêmicas, como a famosa discussão com Dorival Júnior, em que o atacante deixou o gramado xingando o então treinador santista.

Nesta ocasião, o técnico Rene Simões soltou uma das frases que marcaram a carreira do jogador.

Estamos criando um monstro.

Rene Simões

Neymar foi amado e odiado na mesma intensidade. Mas o atacante respondia qualquer sentimento adverso dentro de campo e, em 2011, viveu o seu auge ao liderar o Santos para o seu 1° título continental desde os tempos de Pelé.

Além de ser o Rei da América, foi nessa temporada que o camisa #11 anotou um dos gols mais antológicos da história do futebol brasileirorelembre aqui.

No ano seguinte, a equipe praiana voltou a faturar o título estadual e Neymar continuou desfilando com seus dribles, lençóis e embaixadinhas Brasil afora.

Um dos momentos mais marcantes daquele ano foi quando o treinador do Bolívar afirmou após a vitória por 2 a 1 pra cima do Santos desconhecer quem seria Neymar. A resposta? 2 gols e 3 assistências na goleada por 8 a 0 na Vila Belmiro no duelo de volta.

2013: A hora da partida

26/05/2013: Depois de 225 partidas com 136 gols e 64 assistências, Neymar se despediu dos gramados brasileiros com a camisa santista. O adeus era iminente, mas o jogador fez uma promessa que, a partir daquele instante, o torcedor jamais esqueceria.

No Barcelona, Ney formou o lendário trio MSN, ao lado de Messi e Suárez. O auge da parceria veio em 2015, quando o Barcelona faturou a Tríplice Coroa, conquistando a Champions League — o seu sonho está realizado, menino!!!

  • Foi justamente nesta temporada que Neymar terminou como 3° melhor jogador do mundo.

Dois anos mais tarde, o brazuca decidiu “se afastar” do seu grande amigo Lionel Messi para ganhar a independência em Paris na negociação mais cara do futebol — 220 milhões de euros.

Mesmo chegando à final da Champions em 2020, sua passagem pelo PSG foi marcada por lesões frequentes e polêmicas extracampo.

A frustração permaneceu no mundo árabe

A ida ao Al-Hilal em 2023 foi vista por muitos como um declínio na carreira do jogador. Apesar da expectativa de brilhar no futebol saudita, Neymar sofreu com lesões e entrou em campo em apenas 7 oportunidades em mais de um ano e meio.

Mas lembra daquela promessa? De voltar um dia pra casa? Bom… Ele a cumpriu! Agora, Neymar retorna ao Santos em um contrato de 6 meses, já que seu desejo é regressar ao futebol europeu na próxima janela de transferências.

A apresentação à torcida santista deve ocorrer nesta quinta-feira em um evento Pacaembu, com possibilidade de se estender para a Vila Belmiro.

Já a estreia em campo deve ocorrer daqui a uma semana, bem no dia do aniversário dele, com o atacante já vestindo a camisa #10 de Pelé — clique aqui para entender o motivo por usar o número do Rei.

Enquanto não retorna aos gramados, Neymar está na função de “agente” e tem sondado nomes como Verratti, Pogba, Marcelo, Arthur e outras estrelas para reforçar o elenco santista. Se prepare que o Santastico tá vinda aí, meus amigos.

Muto mais que uma simples “volta pra casa”

Depois de encantar o mundo, Neymar poderia ter escolhido outros clubes como próximo destino. Equipes da Europa, o Inter Miami com os amigos Messi e Suárez, ou até mesmo os “superpoderosos” Flamengo e Palmeiras no futebol BR.

Mas essa escolha não foi racional, ela foi feita com o coração 🖤🤍 . Neymar volta ao Santos com o clube ainda vivendo resquícios da pior fase de sua história para ser, quem sabe, uma espécie de salvador do clube.

Do ouro lado da moeda, a chegada ao Santos significa retornar ao local acolhedor, ao “terreno” em que Neymar foi mais feliz jogando bola, afinal, é disso que o jogador tanto busca nos últimos tempos.

Não tinha como não ser especial. O roteiro está escrito, agora nos resta apenas desfrutar da grandiosidade que é a combinação Santos e Neymar.

Redação

Redação

Emoji de dedo apontando para a telaseu feedback importa!

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

1/2 - O que achou do post?

  • Ruim
  • Ótimo
Waffle

waffle | criando marcas que você gosta de consumir

junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve

inscreva-se
terça e quinta, às 05:15

seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.

inscreva-se
toda quinta às 11:11

um one-on-one com uma curadoria de conteúdos sobre carreira

inscreva-se
toda segunda, às 18:18

para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos

inscreva-se
sempre às 06:06 manhã