Altruísmo ou loucura?

BELIEVE IT OR NOT

Altruísmo ou loucura?

Redação
Redação
13 setembro 2024Última atualização: 12 setembro 2024

(Imagem: Axios)

Tudo em nome da ciência. Talvez você não saiba, mas existe um grupo de pessoas dispostas a literalmente morrer em nome de avanços científicos.

Se isso é certo ou não, trata-se de uma resposta extremamente individual. No entanto, acontece muito mais do que imaginamos.

Um exemplo emblemático

É o caso de um grupo de voluntários que, em 2017, se preparava para ser infectado por mosquitos Anopheles — cuja picada causa a malária.

O motivo? A criação da vacina R21, desenvolvida e testada por cientistas da Universidade de Oxford.

🩺 Cada voluntário colocava o braço sobre um recipiente contendo mosquitos infectados, permitindo que os insetos picassem sua pele e, com sorte, transmitissem o parasita.

O objetivo era testar a eficácia da vacina para impedir o desenvolvimento do patógeno. Felizmente, ela se provou segura, e foi reconhecida como o principal meio de imunização contra a malária pela OMS.

Por que se voluntariar?

Estudos de infecção humana controlada levantam questões éticas delicadas, principalmente devido ao histórico sombrio de experimentos médicos do passado.

Por exemplo, durante a Segunda Guerra Mundial, cientistas nazistas infectaram prisioneiros de campos de concentração com diferentes patógenos extremamente nocivos ao organismo.

Definitivamente não é preciso ter um “Phd em ética médica” para entender que esse tipo de prática é repugnante e antiética.

🩺 Por esse motivo, os regulamentos atuais para esse tipo de voluntariado são extremamente rigorosos, e os indivíduos devem participar das pesquisas por livre e espontânea vontade.

Além disso, os estudos são realizados em um ambiente controlado, no qual as pessoas são monitoradas e terão todo o suporte que precisarem em algum tipo de emergência.

Então por que se voluntariar? Não sabemos a resposta ao certo. Ainda assim, acreditamos que seja uma mistura de altruísmo com confiança no método científico.

Redação

Redação

Emoji de dedo apontando para a telaseu feedback importa!

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

1/2 - O que achou do post?

  • Ruim
  • Ótimo
Waffle

waffle | criando marcas que você gosta de consumir

junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve

inscreva-se
terça e quinta, às 05:15

seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.

inscreva-se
toda quinta às 11:11

um one-on-one com uma curadoria de conteúdos sobre carreira

inscreva-se
toda segunda, às 18:18

para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos

inscreva-se
sempre às 06:06 manhã