
Nobel de Economia opta pela morte assistida
WORLD HEALTH
Nobel de Economia opta pela morte assistida


(Imagem: MSN)
Meus rins estão nas últimas, a frequência de lapsos mentais está aumentando e tenho noventa anos. É hora de ir”
Essa foi a mensagem que Daniel Kahneman, aclamado como gênio pela comunidade científica Nobel de Economia, mandou a seus amigos antes de optar pela morte assistida na Suíça.
Famoso por seus brilhantes “modelos matemáticos de decisão”, uma coisa é certa: essa foi, sem dúvida, uma das escolhas mais difíceis de sua vida.
🩺 Ao que tudo indica, o motivo da decisão é o fato de que Kahneman já apresentava uma insuficiência renal progressiva e um declínio cognitivo considerável.
Segundo fontes próximas, o economista acreditava, desde a adolescência, que os sofrimentos e indignidades dos últimos anos de vida eram desnecessários.
Embora estivesse com um quadro de saúde física e mental relativamente estável, decidiu agir conforme esta convicção.
Um dilema ético
A morte assistida na Suíça permite que uma pessoa com sofrimento intolerável, mas ainda capaz de tomar decisões, receba ajuda médica para encerrar a própria vida.
O procedimento é legal no país desde que o auxílio não tenha uma motivação considerada “egoísta”, e é realizado sob supervisão médica.
No entanto, levanta dilemas éticos sobre autonomia, vulnerabilidade de pacientes e o papel dos profissionais de saúde. Na prática, defensores veem como um direito à dignidade, enquanto os críticos temem abusos e pressões sobre doentes frágeis.

Redação


waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se