A maternidade pode ser um divisor de águas na trajetória profissional
VARIEDADES
A maternidade pode ser um divisor de águas na trajetória profissional

Ter filhos muda muita coisa na vida — inclusive na conta bancária. Estudos mostram que os ganhos das mulheres nunca se recuperam totalmente depois da maternidade.
A explicação está menos na biologia e mais no tempo. Por volta dos 30 e poucos anos, quando muitas estão em plena fase de crescimento profissional, surge a sobrecarga: trabalho em tempo integral, filhos pequenos e tarefas domésticas.
Sem conseguir terceirizar tarefas domésticas, muitas mulheres reduzem o ritmo de trabalho, migram para funções menos exigentes ou abandonam de vez a carreira. Outras seguem no mercado, mas são preteridas em promoções.
Tudo para poder cuidar dos pequenos. Um estudo identificou que os pais de hoje em dia gastam, diariamente, 3x mais tempo cuidando do desenvolvimento infantil do que os pais na década de 1970.
Nos EUA, a maternidade reduz a taxa de emprego das mulheres em 25%; enquanto na Namíbia a queda é de apenas 11%.
A diferença reflete fatores culturais e de privilégio. Em nações desenvolvidas, mães muitas vezes podem escolher priorizar o tempo com os filhos, enquanto, em países menos ricos, essa opção não existe.

Redação

waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se





