
YouTube quer que você veja só a melhor parte do vídeo
TECNOLOGIA
YouTube quer que você veja só a melhor parte do vídeo


(Imagem: Youtube | Reprodução)
Só o que importa. Alguns usuários do YouTube Premium já estão conseguindo testar uma nova funcionalidade que permite pular o conteúdo direto para a parte mais relevante dele.
Como funciona? Ao dar um double-tap do lado direito — o que normalmente adianta o vídeo em 10 segundos —, outro botão vai surgir com a opção de “Jump Ahead”.
Isso só é possível graças a uma ferramenta de AI que consegue identificar qual é a parte do vídeo que mais prende a atenção das pessoas.
A estratégia por trás… O YouTube parece estar olhando para o fato de que as pessoas estão com a capacidade de atenção cada vez menor.
Exemplo disso é a queda do tempo que o ser humano consegue se concentrar plenamente no que está passando numa tela:
- 2002: Média de 150 segundos.
- 2024: Média de 47 segundos.
Tudo cortado: Pense que o formato de “Cortes” tem dominado o YouTube ao separar vídeos dos momentos mais interessantes de longos podcasts ou reacts. É a mesma ideia dessa nova ferramenta. ✂️
Ao dar somente “o que as pessoas de fato querem ver”, o YouTube otimiza o consumo, abrindo espaço para um usuário assistir a mais conteúdos.
Zoom out: Enquanto o TikTok passou a permitir vídeos de até 10 min e o X começou a apostar em conteúdos mais longos, o YouTube já lançou o Shorts e, agora, investe em tempos menores de consumo na plataforma. Crise de identidade que fala? risos.

Redação
trends







waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se