
Os chineses parecem estar ganhando a corrida pelos humanoides
TECNOLOGIA
Os chineses parecem estar ganhando a corrida pelos humanoides


(Imagem: Simon Song)
É melhor já ir se acostumando. As principais desenvolvedoras de robôs humanoides foram até a Conferência Mundial de Robôs na China para mostrar suas novidades.
Enquanto a Tesla não tirou o Optimus, seu projeto de androide, de uma caixa de vidro, as empresas chinesas mostraram os protótipos tocando instrumentos, servindo bebidas e até lutando.
- Os humanoides devem ser comercializados em larga escala daqui a no máximo 2 anos, fazendo tarefas complexas e ficando cada vez mais presentes nas empresas e nas nossas vidas.
The big picture: Segundo o Fórum Econômico Mundial, em 2025 as máquinas vão ocupar metade dos empregos no planeta. Mais de 40% das empresas devem introduzir algum tipo de automação por robôs nos próximos anos.
A expectativa é tanta que Elon Musk acredita que os humanoides da Tesla vão fazer com que a empresa valha US$ 25 trilhões nos próximos anos — isso é mais que a metade do principal índice da bolsa americana.
O ponto de virada: Embora a tecnologia das empresas americanas ainda esteja à frente, a China tem autossuficiência em mais de 95% dos suprimentos necessários para fazer um robô androide.
Assim como foi com os carros elétricos, os chineses estão investindo para liderar a produção de humanoides no futuro. Mais de US$ 14 bi foram empenhados na indústria robótica do país na última década.
Bottom-line: O principal desafio no momento está no desenvolvimento de baterias com maior vida útil. Hoje em dia, a autonomia dos robôs não passa de pouco mais de duas horas.

Redação
trends





waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se