O novo endereço dos dados? A Lua
TECNOLOGIA
O novo endereço dos dados? A Lua


🌕 Esqueça galpões cheios de servidores. A nova aposta das big techs é guardar seus dados no espaço — literalmente, risos.
A startup americana Lonestar está desenvolvendo data centers na órbita da Terra e até mesmo na Lua. A ideia pode parecer um episódio de Black Mirror, mas já virou realidade. No mês passado, a empresa levou um protótipo do tamanho de um livro até a Lua por uma nave da Intuitive Machines.
Momento Aurélio: Para quem ainda não sabe, os data centers são grandes armazéns que abrigam pilhas de computadores que armazenam e processam dados usados por sites, empresas e governos.
E qual a ideia por trás? Na Terra, está cada vez mais difícil achar espaço (e paciência) pra tanto servidor. Data centers gastam rios de energia e água — e não são os vizinhos mais queridos.
Já no espaço, há energia solar em abundância e, segundo a Lonestar, dados transmitidos da Lua seriam quase impossíveis de hackear.
Acontece que o projeto ainda tem muitos desafios, já que lançar equipamentos no espaço pode custar até meio milhão de reais por kg.
Apesar dos obstáculos, empresas como Lonestar e StarCloud seguem confiantes. Com a demanda por dados explodindo e o planeta ficando pequeno demais para tantos servidores, olhar para o céu está virando um mercado bilionário.
👩🚀 Por falar em espaço… O foguete da Blue Origin composto pela noiva de Jeff Bezos e por Katy Perry decola hoje.

Redação

waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se