
O cabo de 10 bilhões de dólares da Meta
TECNOLOGIA
O cabo de 10 bilhões de dólares da Meta


(Imagem: DCD)
Imagine um cabo submarino imenso de 40 mil km de extensão que passa por todos os continentes e dá a volta no planeta em forma de W. É esse o projeto que a Meta vai investir US$ 10 bilhões para construir durante 5 a 10 anos.
O que está por trás disso? Os cabos enterrados no fundo do mar carregam 99% de todo o tráfego de dados na internet mundial. Basicamente, sem eles você não conseguiria entrar em nenhum app ou site.
- Hoje, a Meta depende da qualidade dos cabos submarinos de terceiros, geralmente de consórcios de telecomunicações. Pense que com um cabo exclusivo, o controle sobre o tráfego é bem maior.
Vale lembrar que a empresa do Tio Zuck responde por 22% do uso da rede móvel no mundo e por 10% de todo o tráfego global de internet — precisando de uma grande infraestrutura para deixar todo mundo conectado.
O lado político dessa história: Outro ponto que fez os executivos da Meta embarcarem no projeto foi que, recentemente, muitos dos cabos estão sendo atacados por grupos terroristas ou então danificados pelas guerras.
Para além do lado tech, os cabos viraram uma questão de segurança, já que transportam dados sigilosos de milhões de pessoas, empresas e governos. Não à toa, o supercabo vai “driblar” zonas de conflitos como o Mar Vermelho.

Redação
trends






waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se