EUA determinam que TSMC pare de exportar chips para a China

TECNOLOGIA

EUA determinam que TSMC pare de exportar chips para a China

Redação
Redação
11 novembro 2024Última atualização: 10 novembro 2024
(Imagem: Computerworld)

(Imagem: Computerworld)

O governo americano acabou de ordenar a TSMC, a empresa taiwanesa especialista em produção de semicondutores, a interromper imediatamente o envio de seus chips mais sofisticados para clientes chineses.

  • Os semicondutores estão em diversos eletrônicos — de geladeiras a carros —, mas eles ganharam ainda mais valor por serem fundamentais na construção de inteligências artificiais.

A relevância: A TSMC é a maior fabricante de chips do mercado, sendo responsável por mais de 60% dos chips usados no mundo inteiro e 90% dos sistemas mais avançados. Por usar tecnologia americana, ela precisa seguir determinações do Departamento de Comércio dos EUA.

Ok… Mas o que está por trás da ordem dos EUA?

Antes de tudo, lembre-se que EUA e China vivem uma “guerra comercial” e Taiwan sofre pressão territorial dos chineses — tendo ajuda militar dos EUA para se proteger. Aprofunde aqui se quiser.

Recentemente, mesmo com os EUA já tendo proibido a TSMC a vender seus chips para a Huawei, foi descoberto que a empresa chinesa estava usando um dos melhores processadores da taiwanesa para AI, provavelmente desviada por outro player chinês.

Agora, com receio que a China use os chips para desenvolver armas biológicas e ataques cibernéticos em grande escala — e dominar o avanço da AI —, Washington está fechando o cerco total ao mercado chinês.

Food for thought 🍔🧠 Ao mesmo tempo que a China fica “atrasada” no desenvolvimento de tecnologias com menos acesso a chips, a proibição força o país asiático a evoluir na produção de seus próprios chips, o que pode torná-lo uma potência no setor no médio prazo. Toda moeda tem dois lados…

Redação

Redação

Emoji de dedo apontando para a telaseu feedback importa!

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

1/2 - O que achou do post?

  • Ruim
  • Ótimo
Waffle

waffle | criando marcas que você gosta de consumir

junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve

inscreva-se
terça e quinta, às 05:15

seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.

inscreva-se
toda quinta às 11:11

um one-on-one com uma curadoria de conteúdos sobre carreira

inscreva-se
toda segunda, às 18:18

para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos

inscreva-se
sempre às 06:06 manhã