Cientistas recriam música do Pink Floyd lendo sinais cerebrais de ouvintes

TECNOLOGIA

Cientistas recriam música do Pink Floyd lendo sinais cerebrais de ouvintes

Bruno Costa
Bruno Costa
21 agosto 2023Última atualização: 21 agosto 2023

“We don’t need no education”. Depois de treinar um computador para analisar a atividade cerebral em reação à música, foi reproduzida uma versão abafada desse clássico do Pink Floyd.

  • Usando a inteligência artificial a partir das ondas cerebrais dos ouvintes, esse foi o primeiro experimento a reconstruir uma música através de sinais neurais.
Como funcionou? Como parte de um tratamento da epilepsia — distúrbio que pode causar convulsões —, alguns pacientes tiveram uma rede de eletrodos implantados em seus cérebros.Isso criou uma oportunidade para os neurocientistas registrarem a atividade cerebral deles enquanto ouviam música, confirmando ideias antigas sobre os papéis de cada parte do nosso cérebro.
Embora os dois lados trabalhem em conjunto, a linguagem é mais processada pelo lado esquerdo, enquanto a música é “mais distribuída, com viés pra direita”.
A relevância: Essas descobertas oferecem um primeiro passo significativo para a criação de dispositivos que ajudem as pessoas que não conseguem falar.Isso porque, ao entender melhor como o cérebro processa a música, os cientistas não conseguem apenas reconstruir palavras isoladas, mas também o ritmo, a entonação e a emoção da fala.🤔 Por que Pink Floyd? A equipe escolheu a música, em parte, porque os pacientes mais velhos gostaram dela. Além disso, seus 41 segundos de letra e 2 minutos e meio de instrumentos ajudaram na diferenciação de palavras versus melodia.
Bruno Costa

Bruno Costa

Emoji de dedo apontando para a telaseu feedback importa!

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

1/2 - O que achou do post?

  • Ruim
  • Ótimo
Waffle

waffle | criando marcas que você gosta de consumir

junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve

inscreva-se
terça e quinta, às 05:15

seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.

inscreva-se
toda quinta às 11:11

um one-on-one com uma curadoria de conteúdos sobre carreira

inscreva-se
toda segunda, às 18:18

para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos

inscreva-se
sempre às 06:06 manhã