A inovação digital na América Latina agora é “Made in Brasil”
TECNOLOGIA
A inovação digital na América Latina agora é “Made in Brasil”

A fila andou. Um novo relatório aponta que a América Latina chegou ao seu ponto de virada: a região virou terreno fértil para AI, fintechs e startups que crescem mais rápido que em outros mercados.
O Brasil é a vitrine. O Pix se tornou o sistema de pagamento mais usado do planeta, a identidade digital já chega a 80% da população e o país é um dos três maiores mercados do ChatGPT.
- Startups de AI, como a Cloudwalk, conseguem gerar quatro vezes mais receita por funcionário que rivais tradicionais.
O capital também não falta. Em 2025, o país atraiu US$ 3 bi em venture capital. E nos últimos 10 anos, fundos da região tiveram até 4x mais chances de figurar entre os melhores do mundo em retorno.
Na infraestrutura, a vantagem é energética. Com a demanda por data centers prevista para triplicar até 2030, a abundância de energia limpa na região pode transformar a América Latina em polo estratégico para a economia da AI.
Looking forward: Há gente para construir, ex-funcionários de unicórnios como Nubank e Rappi já criaram mais de 130 novas startups, levantando rodadas iniciais 6x maiores que a média histórica.

Redação

waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se










