
A AI pode contribuir para o aquecimento do planeta?
TECNOLOGIA
A AI pode contribuir para o aquecimento do planeta?


(Imagem: Daniel Zender | The Atlantic)
As emissões de carbono do Google aumentaram em 50% nos últimos 5 anos, principalmente por conta do boom da inteligência artificial.
- Isso afasta a companhia da sua meta de reduzir sua pegada climática até 2030, com os data centers cruzando seu caminho.
Explicando… Para o Gemini, o ChatGPT ou qualquer outro sistema de AI rodar, ele precisa de um uso muito significativo de data centers, aquelas grandes estruturas de centenas de computadores ultrarrápidos.
Por sua vez, para funcionarem, os data centers precisam de muita energia, que, para ser gerada, depende da queima de combustíveis fósseis — que causam altas emissões de carbono.
🗨️ Pra se ter uma ideia, um sistema de IA generativa, como o ChatGPT, pode usar cerca de 33x mais energia do que o “normal” para um sistema.
É um movimento geral das BIG TECHs… Não só o Google, como também a Microsoft, reportou um aumento de quase 30% em suas emissões desde 2020, principalmente devido à construção de novos centros de dados. Meta e Amazon também tiveram aumentos.
Qual o impacto disso? A demanda por eletricidade para que essa tecnologia funcione deve crescer em 20% até 2030, com os data centers adicionando mais de 300 Terawatts-hora na conta do planeta. Isso é mais do que o consumo anual da Itália inteira.

Redação
trends





waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se