Avó de muita gente

STORIES

Avó de muita gente

Bruno Costa
Bruno Costa
18 setembro 2022Última atualização: 18 setembro 2022
Quando a dona Wanda era adolescente, uma cigana leu a sua mão e fez a previsão: ela iria casar tarde, ter quatro filhos — duas meninas e dois meninos —, ficar viúva cedo e viver até os 100 anos.
  • Sagitariana indomável e com espírito aventureiro, ela se casou depois dos 20, contrariando a “regra” da época.
Depois disso, nasceram os quatro filhos — duas meninas e dois meninos —, e a casa foi ficando cada dia mais cheia de afeto.
Para a Dona Wanda, o amor era um sentimento que tinha que preencher o coração, a casa e a alma. Estava presente no bolo de quarta-feira, nos puxões de orelha e na feijoada de domingo.
Nessa intensidade, ela viveu momentos de muito companheirismo ao lado de seu marido, mas a cigana não falhou: ele faleceu antes de completar os 40.
  • Mas, como já dizia Amado Nervo, aqueles que amamos nunca morrem, apenas partem antes de nós.
Dona Wanda, então, seguiu sua trajetória com o sorriso sereno de quem se sente em casa no mundo e continuou sendo —e transbordando — amor para todos ao seu redor.
Com sua personalidade única, ela transmitia conselhos para as netas em forma de bordões: "pode dar beijinho, pode dar abraço, mas tem que cuidar da caixinha lá de baixo".
Vez ou outra, ela chegava de mansinho e dizia ao pé do ouvido: "tu é uma boa menina e ajuda tua mãe"entregando uma nota de 10 ou 20 reais para elas.
  • Nunca foi sobre o dinheiro, sempre foi sobre o carinho de quem vivia para cuidar dos seus.
Mas, mesmo com o trabalho dentro e fora de casa, dona Wania sabia se divertir como ninguém. Gostava de tomar uma cerveja gelada, comer um churrasquinho e jogar baralho com as amigas.
Sempre muito festeira, ela vivia no baile da cidade e desfrutava de dois dos maiores prazeres dessa vida: namorar e viajar.
  • Depois de alguns anos muito bem vividos — e contrariando o destino traçado pela cigana —, ao completar 86 anos, a dona Wanda faleceu.
A partida foi comunicada no perfil da padaria da sua família — onde Wanda trabalhou ate os 84 anos — e o resultado foi emocionante: mais de 500 reações, 300 comentários e 50 compartilhamentos. 
Entre lamentações, histórias e condolências, ficou evidente que dona Wanda não era avó apenas de seus 9 netos, ela era avó de muita gente. 
Nas palavras da Elisa, que nos contou essa história, sua avó lhe ensinou muito em vida. Mas, seu principal aprendizado, veio depois da partida: o amor que a gente dá é a única coisa que fica.
Bruno Costa

Bruno Costa

Emoji de dedo apontando para a telaseu feedback importa!

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

1/2 - O que achou do post?

  • Ruim
  • Ótimo
Waffle

waffle | criando marcas que você gosta de consumir

junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve

inscreva-se
terça e quinta, às 05:15

seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.

inscreva-se
toda quinta às 11:11

um one-on-one com uma curadoria de conteúdos sobre carreira

inscreva-se
toda segunda, às 18:18

para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos

inscreva-se
sempre às 06:06 manhã