
Um tipo sanguíneo que só existe em uma única pessoa no mundo
SAÚDE
Um tipo sanguíneo que só existe em uma única pessoa no mundo


(Imagem: Jonathan Kitchen | Getty Images)
Achou que sabia tudo sobre tipos sanguíneos? A ciência acaba de provar que não. Depois de mais de 15 anos, cientistas anunciaram a descoberta de um grupo sanguíneo totalmente novo.
Batizado de “Gwada negativo”, o nome faz referência a Guadalupe — território francês no Caribe, onde vive a única pessoa conhecida no mundo com esse tipo de sangue.
O caso apareceu há 15 anos, durante um exame de rotina de uma mulher. Desde então, uma equipe da Universidade de Paris ficou quebrando a cabeça para entender por que o sangue dela simplesmente não se encaixava em nenhum dos grupos conhecidos.
- O grupo agora se junta aos outros 47 sistemas sanguíneos já catalogados.
Por que isso importa? Além de ser curioso, a descoberta de um novo grupo sanguíneo amplia o conhecimento sobre transfusões, transplantes e até na medicina fetal.
Na prática, entender essas variações genéticas pode salvar vidas, especialmente de pessoas com perfis sanguíneos raríssimos, que muitas vezes enfrentam desafios gigantes na hora de encontrar doadores compatíveis.
🩺 Se você gosta de conteúdos de saúde, então essa newsletter aqui vai ser uma bela descoberta na sua quarta-feira.

Redação
trends







waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se