1Ioga pode estimular a memória de idosos
SAÚDE
Ioga pode estimular a memória de idosos

Ainda que a postura do senhor da foto seja pra — beeeem — poucos, um estudo mostrou que além de reduzir o estresse, a prática de ioga pode trazer benefícios para a memória dos idosos.
Como funcionou? O experimento comparou os efeitos de uma modalidade de ioga chamada kudalini — que combina posturas, respiração, mantras e meditação — com outras técnicas de treinamento de memória.
O estudo foi realizado em mulheres na pós-menopausa que eram portadoras de condições cardiovasculares, — como infarto, diabetes e hipertensão —, e que tinham problemas de memória.
Como resultado, todas tiveram ganho de memória. Porém, quem praticou ioga também teve melhora nas taxas de marcadores inflamatórias, e teve menos queixas de lapsos de memória.
- Para os estudiosos, “um dos motivos é a redução do estresse” causada pelo relaxamento da prática.
Além disso, com posturas que testam a coordenação, o equilíbrio e a concentração, o ioga estimula o cérebro e contribui para a melhoria da memória e outras funções cognitivas.
🚨 Ainda que seja benéfica para a maior parte das pessoas, o ioga não é indicado para idosos com problemas cardíacos não controlados, labirintite ou problemas graves nas articulações.

Redação

waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se







