Europa aprova injeção semestral contra o HIV
SAÚDE
Europa aprova injeção semestral contra o HIV

A União Europeia acaba de aprovar o Yeytuo, uma injeção semestral da Gilead Sciences para prevenir a infecção pelo HIV.
O nome é novo, mas o princípio ativo é conhecido, lenacapavir, um antirretroviral que já vinha sendo estudado com entusiasmo. Resultado: quase 100% de eficácia nos testes clínicos.
A liberação vale para os 27 países da UE, mais Noruega, Islândia e Liechtenstein. Cada país ainda precisa negociar preço e reembolso com a Gilead
- Nos EUA, onde o remédio se chama Yeztugo, o valor de tabela passa dos US$ 28 mil por ano.
O novo medicamento é voltado para a PrEP (profilaxia pré-exposição), usada por pessoas com maior risco de contrair HIV. Em vez de tomar um comprimido por dia, basta uma injeção a cada seis meses.
A Gilead está jogando em campo global. Além da UE e EUA, já foi submetido às agências reguladoras de Brasil, Canadá, Austrália, África do Sul, Suíça e outros. A OMS também deu sua bênção em julho, incluindo o remédio nas opções recomendadas de PrEP.
Zoom out: Com apoio do Fundo Global, a empresa pretende disponibilizar o medicamento para até 2 milhões de pessoas em países de baixa renda nos próximos três anos.

Redação

waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se






