O modelo Netflix pode salvar as companhias aéreas?

NEGÓCIOS

O modelo Netflix pode salvar as companhias aéreas?

Redação
Redação
19 agosto 2024Última atualização: 18 agosto 2024
(Imagem: Annelise Capossela)

(Imagem: Annelise Capossela)

Não é segredo que a situação das companhias aéreas ao redor do mundo não é fácil. A recuperação judicial da GOL e a tentativa relâmpago da Itapemirim no setor são exemplos recentes.

Lá fora, não muda muito… As maiores do mundo, United, American e Delta passam por dificuldades. Na realidade, só as árabes regadas pelos sheiks enfrentam situações melhores no cenário atual.

  • Os motivos são vários. Entre pandemia, guerras e preços dos combustíveis, os custos para botar uma aeronave no ar são altos, assim com os custos de mantê-las em terra, nos aeroportos.

Em números: As companhias aéreas devem ter uma queda de ~US$ 2 bilhões nos lucros — 33% a menos do que no ano passado. Só no 1º trimestre, a perda foi de quase US$ 800 milhões em toda a indústria .

O que pode salvar? 💺

Uma companhia húngara de médio porte, a Wizz Air, lançou uma assinatura “all you can fly” por € 500/ano com voos ilimitados para diferentes destinos na Europa — incluindo Atenas, Madri e Paris.

  • Fazendo o paralelo, é o que a Netflix fez no mercado de filmes. Em vez de sempre comprar ou alugar o próximo filme, passamos a pagar uma taxa única que dava o acesso a todos os conteúdos de uma vez.

Parece fazer sentido… O voo médio de uma companhia aérea decola com 20% dos assentos vazios. Na prática, isso significa dinheiro deixado na mesa, uma vez que o custo marginal de um passageiro no voo é baixíssimo.

Ou seja, mesmo se os assinantes abusarem das viagens no ano, eles teoricamente ocupam esses assentos vazios enquanto a empresa tem receita recorrente. Não à toa, o modelo tem se popularizado entre cias. que não são líderes do mercado.

Redação

Redação

Emoji de dedo apontando para a telaseu feedback importa!

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

1/2 - O que achou do post?

  • Ruim
  • Ótimo
Waffle

waffle | criando marcas que você gosta de consumir

junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve

inscreva-se
terça e quinta, às 05:15

seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.

inscreva-se
toda quinta às 11:11

um one-on-one com uma curadoria de conteúdos sobre carreira

inscreva-se
toda segunda, às 18:18

para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos

inscreva-se
sempre às 06:06 manhã