O mercado de luxo não vai lá tão bem assim…
NEGÓCIOS
O mercado de luxo não vai lá tão bem assim…
(Imagem: Yahoo Finance)
Quem compra luxo está ficando mais seletivo e minimalista. No último trimestre deste ano, o mercado de alta renda demonstrou uma leve retração e todas as grandes marcas de luxo combinadas viram uma queda de € 400M nas vendas.
- A exceção foi a francesa Hermès, que viu suas vendas crescerem em € 440 milhões, com um aumento de 13% na comparação anual.
A LVMH, das tradicionais Louis Vuitton's, só cresceu 1% e a Kering, dona da Gucci, teve uma perda de 13%.
O que está acontecendo?
Dados mostram que todos os perfis de clientes luxuosos diminuíram os gastos com esses produtos de um ano pra cá — na China por causa da crise imobiliária e nos EUA por redução de gastos mesmo.
Além disso, mesmo os mais avantajados financeiramente estão mais seletivos, com cada vez mais foco em qualidade e menos exposição de estampas e logomarcas — o famoso quite luxury.
🪣 É o efeito reverso: Quando uma letra de trap ou rap cita uma marca, como essa que diz “Burberry, Fendi, Prada, Balenciaga…” os ultra-riches e early adopters já não querem mais usar.
A Gucci viu uma queda de quase 20% na receita e a Burberry substituiu seu CEO após uma tentativa fracassada de reposicionamento premium. As ações da Burb caíram mais 50% desde o início do ano.
Zoom out: Ao todo, em 2024, o mercado de bens de luxo deve gerar uma receita de US$ 368 bilhões, num crescimento médio de 3,2% ao ano.
Redação
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