
O aço chinês invadiu a América Latina
NEGÓCIOS
O aço chinês invadiu a América Latina


(Imagem: CNBC | Reprodução)
Não é só seu tênis que é Made in China. A indústria chinesa está investindo na venda do aço e isso tem afetado diretamente a economia da América Latina.
Explicando: Lá em 2000, a América Latina exportava mais aço para a China do que o contrário — 160 contra 80 mil toneladas.
Acontece que, desde então, a China aumentou a sua produção do metal em quase 700%, muito para abastecer a sua economia em ascensão. Hoje, o país tem 54% do mercado global.
No entanto… Desde meados de 2020, a crise imobiliária no país asiático causou uma baixa na demanda interna, o que o forçou a vender esse aço para fora, a um preço mais barato que o comum.
Resultado: Se as indústrias estão preferindo comprar o material de fora, o setor por aqui tende a diminuir.
Ao todo, ele é responsável por 1,4 milhão de empregos na América Latina e está, mesmo que indiretamente, relacionado ao preço daquele carro ou eletrônico que você quer comprar.
Agora, pensando em proteger a indústria local, o Brasil — assim como outros países — está aumentando os impostos para a importação do aço chinês.

Redação

waffle | criando marcas que você gosta de consumir
junte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a vocêjunte-se a mais de 2 milhões de pessoas e receba nossos conteúdos com base no que mais se adequar a você

reflexões e experiências que despertam o seu melhor. para uma mente forte e uma vida leve
inscreva-se
seu novo guia favorito! dicas de restaurantes, bares, exposições, filmes, livros, arte, música e muito mais.
inscreva-se
para começar o seu dia bem e informado: mais inteligente em 5 minutos
inscreva-se